Vice-governador visita obras do HU-Unimontes, anuncia contratação de aprovados em concurso público e destaca importância da universidade


O papel da Universidade Estadual de Montes Claros como um importante instrumento da atuação do Governo do Estado no Norte de Minas e nas demais regiões da sua área de abrangência foi enaltecido pelo vice-governador, professor Mateus Simões, em visita ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes), na tarde sábado (24/02). O vice-governador anunciou a autorização pelo Governo do Estado da nomeação de mais 68 servidores técnico-administrativos classificados em concurso público do hospital. Ele também anunciou a autorização pelo Governo de Minas Gerais à Unimontes para a realização de concurso público para 321 professores de nível superior na Universidade.

Recepcionado pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, e pelo vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, juntamente com outros integrantes da gestão superior da Unimontes e diversas autoridades, o professor Mateus Simões visitou as clínicas e os diversos setores do Hospital Universitário, acompanhando obras em andamento. Uma delas é a conclusão da readequação da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI Neonatal) do HU-Unimontes.

O investimento na obra é de mais de R$ 1,16 milhão, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2024.  O objetivo da intervenção na unidade é garantir a melhoria da acomodação e da segurança aos pacientes neonatais e pediátricos, além de aumentar a funcionalidade do ambiente de trabalho dos profissionais, humanizar o espaço de atendimento às famílias dos pacientes e adequar a UTI às normas vigentes.

O vice-governador de Minas também esteve na Central de Material Esterilizado que passa por obras de conclusão, reparo e restauração para otimizar a assistência hospitalar e viabilizar um espaço funcional. Essas obras têm previsão orçamentária de mais de R$ 720 mil.

O professor Mateus Simões ressaltou a importância das obras do Hospital da Unimontes para a melhoria da assistência à população. Ele destacou a relevância da atuação dos médicos, trabalhadores da enfermagem e demais colaboradores do hospital. “É um orgulho saber que temos profissionais, como os deste hospital, tomando conta dos mineiros –, no caso da UTI Neonatal, das nossas crianças. Podemos ter os melhores prédios, mas, o que faz a diferença é o fato de termos as melhores pessoas”, pontuou.

Nomeação de servidores para melhorar assistência à população

Em solenidade realizada no auditório “Sabedoria e Humildade”, do Hospital Universitário, o vice-governador, professor Mateus Simões, anunciou a autorização do Governo do Estado para a nomeação de mais 68 servidores aprovados em concurso público para a unidade hospitalar. Ele destacou que serão nomeados profissionais como técnicos de enfermagem, bioquímicos, fisioterapeutas e assistentes sociais. “São profissionais que vão permitir o oferecimento de um serviço ainda melhor à população”, disse o vice-governador, lembrando que HU-Unimontes atende a um contingente populacional de mais de 1,8 milhão de pessoas de toda região norte-mineira e do Sul da Bahia.

O vice-governador anunciou também a autorização pelo Governo do Estado para que a Universidade Estadual de Montes Claros possa realizar um novo concurso público para o preenchimento de 321 vagas para professor de nível superior. “A autorização para a realização do concurso público para professor é uma vitória exclusiva da comunidade acadêmica da Unimontes”, enfatizou Mateus Simões.

Ele salientou que o Governo do Estado atende às demandas apresentadas pela atual gestão superior da Unimontes, reforçando o seu compromisso do governador Romeu Zema com a universidade, reconhecendo a importância da instituição para o desenvolvimento regional. “Por isso, fico muito feliz por estar aqui para reafirmar o compromisso do governador do Estado com a Unimontes”, declarou.

O vice-governador enfatizou o papel da instituição superior. “A Unimontes é o traço da unificação da ação governamental no Norte de Minas. A Universidade á a síntese do esforço do Governo do Estado tem tentado fazer na integração entre municípios, academia e a sociedade para garantir a geração de renda e novas oportunidades para os norte-mineiros. A atuação do Hospital Universitário é uma demonstração do papel social da universidade na região”, afirmou.

“Saio daqui com a missão de continuar correndo atrás de soluções para a Universidade”, assegurou Mateus Simões.

Reitor agradece apoio do Governo de Minas

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, agradeceu ao vice-governador, professor Mateus Simões, pela visita, enaltecendo também o apoio do governador Romeu Zema e de toda classe política à universidade. “O governador Romeu Zema e o vice-governador, Professor Mateus, são muito bem-vindos a esta casa.  Queremos que cada paciente, cada pessoa atendida aqui saiba que este hospital é do Estado de Minas Gerais”, afirmou o professor Wagner Santiago, lembrando que o HU-Unimontes oferece atendimento 100% gratuito, bancado exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O professor Wagner Santiago ressaltou a importância do apoio e da liberação de recursos pelo Governo Estadual para as melhorias implementadas no Hospital Universitário Clemente de Faria e na Unimontes. Ele também destacou a liberação de verbas para a conclusão das escolas do Programa Brasil Profissionalizado.

“Estamos melhorando, fazendo as coisas, em atendimento às demandas da comunidade acadêmica e da população geral. Tudo tem sido feito com o apoio do Governo de Minas, com o olhar carinhoso do governador Romeu Zema, do vice-governador, professor Mateus, e toda equipe do seu secretariado. A todos os secretários que procuramos, sempre, somos muito bem atendidos. Por isso, só temos a agradecer o apoio irrestrito que temos recebido do Governo de Minas”, concluiu o reitor.

PRESENÇAS – A solenidade realizada no Hospital Universitário, por ocasião da visita do vice-governador, professor Mateus Simões, contou ainda com as presenças da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Kathleen Garcia Nascimento; do deputado estadual Arlen Santiago; do prefeito de Brasília de Minas, Marcus Vinicius Ferreira Carvalho; dos vereadores Wilton Dias e Rodrigo Cadeirante;  do superintendente do HU-Unimontes, Iuri Simões Mota, e de outros dirigentes da instituição. Pela Unimontes participaram ainda os pró-reitores de Ensino (professora Ivana Ferrante Rebello), Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves), Pesquisa (professora Maria da Dores Magalhães Veloso), Pós-Graduação (Marlon Cristian Toledo Pereira) e de Planejamento, Gestão Finanças (professora Cláudia Luciana Tolentino, e o diretor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Frederico Bida de Oliveira, entre outras autoridades, servidores e convidados.

Previous Norte de Minas conta com 7 projetos finalistas no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Next Montes-clarense empossado em Conselho Brasileira de Irrigação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *