Norte de Minas: Quatro Vencedores Estaduais do Prêmio Educador Transformador


O Norte de Minas Gerais celebra quatro vitórias significativas na segunda edição do Prêmio Educador Transformador, uma parceria entre o Sebrae, a Bett Brasil e o Instituto Significare. O prêmio reconhece e valoriza iniciativas transformadoras implementadas por professores e gestores de escolas públicas ou privadas em todo o Brasil.

 

  • Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
    • Projeto: Gestão Empreendedora – “Como implementar a economia na comunidade Buritis das Mulatas” (Várzea da Palma)
      • Descrição: Desenvolvido pela professora Rejane Gomes com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Macedo Filho. O projeto focou no comportamento empreendedor, criando cadastros de feirantes, catálogos de produtos e reestruturando o espaço da feirinha da comunidade de Buritis das Mulatas, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.
  • Categoria Ensino Médio:
    • Projeto: Capacitar para Crescer – De olho no futuro (Padre Carvalho)
      • Descrição: Liderado pela educadora Rosilene Alves dos Reis, da Escola Estadual de Padre Carvalho, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município. O projeto tem como objetivos a inclusão social, aprendizagem, formação técnica, prevenção de casos de violência e evasão escolar, além de trabalhar a saúde mental dos alunos. Oficinas no contraturno escolar ajudaram cerca de 60 alunos a melhorarem seu comportamento, resultando em uma redução na evasão escolar.
  • Categoria Ensino Superior:
    • Projeto: Promovendo a Educação Inovadora em Escolas Públicas com Conhecimento, Integração e Troca de Experiências (Salinas)
      • Descrição: Desenvolvido pelo professor Leonardo Humberto Guimarães, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, em parceria com uma empresa formada por estudantes do curso de Sistemas de Informação. O projeto proporciona aos alunos experiência prática na gestão de negócios, marketing e soluções inovadoras na área de atuação. Além disso, realiza trabalhos sociais voluntários, incluindo visitas a escolas públicas para compartilhar experiências e ministrar minicursos de informática básica e edição de vídeos e imagens.
  • Categoria Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA):
    • Projeto: EJA: Empreendendo Sonhos, uma realidade possível (Montes Claros)
      • Descrição: Desenvolvido pela Professora Marlene Silva, o projeto buscou desenvolver estratégias pedagógicas que valorizassem os conhecimentos prévios e a experiência de vida dos estudantes. Baseado nas práticas pedagógicas de Paulo Freire, o projeto utilizou palavras para alfabetização, consciência fonológica, sequência didática, além de músicas, poemas e narrativas do cotidiano dos alunos.

Esses projetos se destacaram entre mais de 400 iniciativas em todo o estado. A premiação nacional, prevista para o fim de abril durante a 29ª edição da Bett Brasil, será o momento de celebrar ainda mais esses educadores transformadores e suas contribuições para o ensino em Minas Gerais.

Previous Pesquisa do Sebrae Minas revela expectativas e preparativos dos empreendedores para a Páscoa
Next Procon Regional CIMAMS e MP Itinerante percorrem Polos do Norte de Minas

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *