Pesquisadores da Unimontes desenvolvem calculadora online usada em estudos científicos


Tecnologia teve patente registrada no INPI

Pesquisadores dos Programas de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Modelagem Computacional e Sistemas (PPGMCS) e Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) desenvolveram uma calculadora online usada em estudos científicos. A tecnologia, de maneira simples, permite cálculos com instrumentos de pesquisas nas análises de temas subjetivos como qualidade de vida, estresse e autoestima. Trata-se da VECON – calculadora online para aferição da variância média extraída e confiabilidade composta de instrumentos psicométricos.

A tecnologia foi desenvolvida pelos  professores e pesquisadores Marise Fagundes Silveira (do PPGCS, lotada no Departamento de Ciências Exatas), Renê Rodrigues Veloso ( PPGMCS/Departamento de Ciências da Computação), Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito (PPGCPS/Departamento de Enfermagem e Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva) e Lucinéia de Pinho (PPGCPS/ Departamento de Saúde Mental e Saúde Coletiva), juntamente com  Cássio de Almeida Lima (doutorando do PPGCS)  e Jefferson Aparecido Martins de Moura (mestre pelo PPGMCS).

Com patente registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a tecnologia desenvolvida pela equipe da Unimontes pode ser usada por estudantes de cursos de graduação, mestrandos, doutorandos, pesquisadores e professores que trabalham com psicometria, criação e validação de instrumentos de pesquisa, independentemente de sua área de formação.

O doutorando Cássio de Almeida Lima explica que a VECON é uma calculadora online que possibilita, de maneira simplificada, obter valores da variância média extraída (VME) e a confiabilidade composta (CC), que são indicadores associados à qualidade psicométrica de uma medida, usados nos estudos científicos.

“Os instrumentos utilizados em pesquisas científicas devem apresentar propriedades psicométricas satisfatórias para serem considerados adequados. Especialmente os instrumentos (como escalas e questionários) que se propõem analisar medidas subjetivas, como qualidade de vida, estresse, autoestima, sintomas depressivos e apoio social, devem ser elaborados e avaliados mediante evidências de validade e de confiabilidade. Entre as qualidades psicométricas, estão a VME e a CC, que são indicadores associados à qualidade de uma medida”, afirma Cássio de Almeida Lima.

“A VECON é de fácil acesso e manuseio. Demonstrou ser uma tecnologia útil para pesquisadores que trabalham com estudos psicométricos, contribuindo para a construção e validação de instrumentos de boa qualidade que forneçam resultados confiáveis”, assegura o doutorando do PPGCS/Unimontes.

Ele salienta que a calculadora online “entrega os resultados da CC e da VME prontos”. Até então, os cálculos eram feitos manualmente, assinala. Outro aspecto, lembra, é que a calculadora online não representa nenhum custo adicional para os pesquisadores, não existindo necessidade de ser baixada em computadores ou notebooks.

A calculadora especial pode ser acessada livremente no site: vecon.ppgmcs.com.br.
Nela, o usuário insere os valores requisitados nos campos específicos e automaticamente são gerados os resultados da VME e da CC.

Como acessar a tecnologia:

 

Previous Hospital da Unimontes ministra curso de capacitação para equipe da Polícia Militar
Next CIMAMS PARTICIPA DE REUNIÃO NA SERRA GERAL

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *