“Projeto Unimontes Solidária: acessando os direitos sociais” chega a Coração de Jesus  


Equipe do Projeto Unimontes Solidária junto do prefeito de Coração de Jesus.

O município de Coração de Jesus vai receber as atividades do Projeto “Unimontes Solidária: acessando os direitos sociais”, no período de 22 a 29 de julho. A iniciativa conta com a participação de acadêmicos dos diversos cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros, supervisionados por professores da instituição. O objetivo é colocar o conhecimento ensinado na sala de aula a serviço da comunidade, atendendo, principalmente, as pessoas de baixa renda.

A abertura oficial das atividades do Projeto Unimontes Solidária em Coração de Jesus está marcada para este sábado (22/07), às 11 horas, na Câmara de Vereadores do Município. As ações são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão, articulada com os departamentos e coordenações de cursos.

O vice-reitor da Unimontes, Dalton Caldeira Rocha; o reitor Wagner de Paulo Santiago; a secretária Municipal de Educação de Coração de Jesus, Maria Helena Pires Pereira junto do prefeito Robson Mota Dias.

A parceria com a prefeitura de Coração de Jesus foi oficializada terça-feira (18/07). Na oportunidade, em visita ao Gabinete da Reitoria, o prefeito do município, Robson Mota Dias, foi recebido em reunião com o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. Foi assinado o termo de compromisso entre a prefeitura e a Universidade para a execução das ações do Projeto Unimontes Solidária no município.

O Projeto Unimontes Solidária é coordenado pelo professor Jiulliano Carlos Lopes Mendes, do Departamento de Educação Física e do Desporto. Ele salienta que a iniciativa visa a troca de saberes entre o conhecimento científico e o conhecimento popular, oportunizando aos acadêmicos o contato com a realidade regional na qual serão inseridos, por meio de uma relação direta com as comunidades atendidas.

“O objetivo é a construção de soluções para melhoria da qualidade de vida, de forma a equacionar os problemas sociais e reduzir a exclusão social, além de contribuir para a construção da cidadania no território norte mineiro e nas demais regiões onde atuar”, afirma o professor Jiulliano Carlos Lopes Mendes.

O reitor Wagner de Paulo Santiago destaca que o Projeto Unimontes Solidária coloca a Universidade mais próxima da população, levantando suas reais necessidades. “Entendemos o nosso papel de levar o conhecimento extra-muros. É isso que queremos: oferecer para a população o ensino de qualidade e a troca de experiências, de tal maneira que possamos impactar e deixar um legado para a transformação da sua realidade, através da educação”, assegurou.

“Acredito muito na força do Projeto Unimontes Solidária, que será um divisor de águas, com o resgate dessas atividades que foram interrompidas por um longo período, pós-pandemia da COVID-19. A expectativa é que possamos contar com a parceria das prefeituras para que venham participar e conhecer, de fato, o trabalho transformador da nossa universidade”, enfatizou o reitor.

“Estamos muito felizes em receber a Unimontes em Coração de Jesus. Esperamos que a Universidade leve o saber científico às comunidades, com qualidade, proporcionando mais conhecimentos às pessoas”, observou o prefeito Robson Mota Dias.

Também participaram da reunião no Gabinete do Reitor: o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha; o pró-reitor de Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Thalita Thyrza de Almeida Santa Rosa; o professor Jiulliano Carlos Lopes Mendes, o professor Márcio Ribeiro Prates (da equipe do Projeto Unimontes Solidária); e a secretária municipal de Educação de Coração de Jesus, Maria Helena Pires Pereira.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O Projeto Unimontes Solidária tem como áreas temáticas de atuação prioritárias: Direitos Humanos e Justiça, Educação, Saúde, Assistência Social, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Empreendedorismo, Cidadania, Arte, Cultura, Entretenimento, Esporte e Lazer, dentre outras, de acordo com as demandas específicas do município.

As ações solidárias poderão abranger as áreas urbanas e rurais dos municípios, contemplando distritos e adjacências.

A equipe do Projeto Unimontes Solidária a Coração de Jesus será composta por dois professores e 21 acadêmicos dos cursos de Direito, Educação Física, Enfermagem, Pedagogia, Letras Espanhol, Serviço Social e Odontologia.

A seleção dos municípios atendidos pela iniciativa é feita por meio de edital, atendendo comunidades do Norte de Minas e dos vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Previous Rural comemora assinatura de Portaria do IGAM que dá fôlego ao produtor mineiro
Next Unimontes e Fiocruz lançaram o projeto nacional de pesquisa CUIDA Chagas em Montes Claros

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *