Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes inicia projeto de acolhimento dos alunos – a melhoria da formação acadêmica é um dos objetivos


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino,  iniciou nesta quinta-feira (16/03), um projeto de acolhimento e acompanhamento dos acadêmicos da instituição. Na proposta estão inseridas diversas atividades voltadas para os alunos.

O projeto visa mostrar ao acadêmico que a Unimontes se preparou para recebê-lo. O processo ensino-aprendizagem é dinâmico, contínuo e contempla todas as potencialidades do ser”, afirma a pró-reitora de Ensino da Universidade, professora Ivana Ferrante Rebello.

“A Unimontes prima por uma formação de excelência, mas pensa ainda no bem-estar, nas condições emocionais, no cuidado com a saúde física. Temos uma estrutura que propicia a nosso aluno esse amparo e cuidado”, enfatiza a pró-reitora.

Ela ressalta que a atual gestão superior da Universidade tem um comprometimento com as melhorias para a comunidade acadêmica. “Estamos aqui para acolher, servir e dar as melhores condições para um aprimoramento profissional em alto nível”, assegura a professora Ivana Rebello.

Ela informa que a primeira parte do projeto consiste na   apresentação da equipe da Pró-Reitoria de Ensino, evidenciando as ações colaborativas e conjuntas que serão desenvolvidas na unidade em prol da qualidade do ensino, do bem-estar estudantil e de todo apoio necessário para que ele se qualifique com excelência na instituição.

As ações da Pró-Reitoria serão apresentadas em reuniões nos centros de ensino da Unimontes, em articulação com os diretores das unidades e chefias de departamentos. O primeiro encontro foi realizado quinta-feira (16/03), no Centro de Ciências Humanas (CCH).

As outras reuniões vão obedecer ao seguinte cronograma: Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET), 12 de abril; 19 de abril, Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA); e 16 de abril, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

A professora Ivana Ferrante Rebello explica que nos encontros nos centros de ensino serão divulgados os projetos, as ações e as unidades de apoio que existem na universidade para a apoiar e incrementar a formação acadêmica.

Entre as ações estão o Pronto Atendimento no campus-sede, o Programa Pappo (apoio psicológico), o Laboratório de Exercício (academia), o Centro de Atendimento ao Servidor da Unimontes (Casu) e o Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi).

A pró-reitora de Ensino ressalta que durante as ações, será dada ênfase ao papel essencial que os alunos exercem na Universidade. A Pró-Reitoria de Ensino desenvolverá estratégias e ações para sua plena formação, colocando sua equipe à disposição dos alunos de todos os cursos de graduação.

Política de Inclusão

A professora Ivana Ferrante Rebello anunciou que em abril a Universidade vai iniciar a consolidação da Política de Inclusão (PI), que envolverá toda a comunidade acadêmica.

Inicialmente, serão debatidos quatro grandes temas, com a participação de profissionais de referência nas respectivas áreas: Autismo, Etarismo, Comunidade Surda e Identidade Social, em datas que serão divulgadas posteriormente.

“Com essas ações e a gestão da Unimontes está dando os primeiros passos rumo a uma universidade cada vez mais dinâmica, ativa, inclusiva e atenta às mudanças da sociedade”, conclui a pró-reitora Ivana Ferrante Rebello.

Legenda: Pró-reitora de Ensino da Universidade, professora Ivana Ferrante Rebello

Foto/Crédito: Neto Macedo

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