Salinas recebe a 20ª edição do Festival Mundial da Cachaça


Com apoio do Sebrae Minas, a expectativa é que o evento alcance cerca de 40 mil visitantes e movimento R$ 5 milhões em negócios

 

Entre os dias 14 e 16 de julho, Salinas, no norte de Minas, recebe a 20ª edição do Festival Mundial da Cachaça , um dos maiores eventos do setor no Brasil. A realização é da Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) e Prefeitura, com o apoio do Sebrae Minas. A expectativa é que o evento atinja cerca de 40 mil visitantes e movimente R$ 5 milhões em negócios.

 

Realizado na Passarela da Alegria, no centro da cidade, o festival terá ampla programação, com destaque para a exposição, vendas e observação das bebidas. Também estão programadas visitas aos alambiques de marcas reconhecidas no mercado, como Havana, Canarinha, Sabiá e Seleta, e também ao Museu da Cachaça.

 

Durante os três dias de atividades, os visitantes poderão participar de palestras e workshops no campus do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) sobre padrões de qualidade da cachaça, processo de destilação, envelhecimento e análise sensorial, além de estratégias de identidade de Origem (IG).

 

O presidente da Apacs, Jean Henrique de Oliveira, destaca que, além de divulgar e promover as cachaças produzidas na região, o festival tem o objetivo de gerar emprego e alavancar o turismo local. “Estamos esperando turistas de várias partes do Brasil e do mundo, pois queremos fortalecer cada vez mais a cachaça de Salinas e movimentar a economia regional”, diz.

 

Estande Sebrae

 

O Sebrae Minas terá um estande no Festival, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). No espaço serão oferecidas soluções e orientações para os interessados ​​em melhorar a produtividade, as vendas e a gestão dos negócios. O analista do Sebrae Minas Albertino Correia destaca que, além da participação no festival, uma entidade apoia o setor produtivo na região. “Oferecemos aos produtores suporte técnico, capacitação, acesso a mercados, controle de qualidade, suporte em marketing e vendas, entre outras ações”, ressalta.

 

O Sebrae, inclusive, teve atuação fundamental na construção da marca “Região de Salinas”, e na conquista do selo de Indicação Geográfica (IG) da cachaça, concedido em 2012, instrumento que confere singularidade ao produto, evita a falsificação e garante segurança ao consumidor. De acordo com o Anuário da Cachaça 2021, publicado pelo Ministério da Agricultura, Salinas é uma cidade brasileira com o maior número de estabelecimentos produtores, com 16 alambiques. Por isso, é conhecida popularmente como a Capital Mundial da Cachaça.

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