Alunos de escolas públicas de Várzea da Palma participam da Feira do Jovem Empreendedor


Evento gratuito promovido pelo Sebrae Minas e Prefeitura Municipal apresenta resultados do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP)

 

O Sebrae Minas, a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura de Várzea da Palma, no Norte do estado, realizam, neste sábado (18/11), a Feira do Jovem Empreendedor. O evento vai apresentar os projetos desenvolvidos pelos alunos da rede pública de ensino, após capacitação dos professores pelo Sebrae Minas, por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). A atividade será realizada na Praça de Eventos, das 9h às 16h, com entrada gratuita para a comunidade.

 

Os projetos que serão apresentados na Feira foram desenvolvidos por estudantes de oito escolas da rede municipal, envolvendo cerca de 1,5 mil alunos. Os trabalhos tratam de assuntos como: sustentabilidade, educação financeira, alimentação e temperos naturais, tecnologia digital, resgate de costumes e tradições, entre outros.

 

O JEPP propõe uma abordagem de temas transversais em cada ano do Ensino Fundamental, como cultura da cooperação, cultura da inovação, ecossustentabilidade e ética e cidadania. A metodologia é semiaberta, ou seja, permite que o professor faça adaptações ao conteúdo, a fim de adequá-lo à realidade local. “Depois dessa capacitação, os professores passaram a trabalhar o empreendedorismo dentro de sala de aula, não como uma matéria isolada, mas conectada a diversas situações vívidas na escola, por meio de atividades lúdicas. O objetivo é estimular o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras dos alunos”, afirma a analista do Sebrae Minas Kátia Leite.

 

Toda a capacitação adquirida permitiu que os professores guiassem os alunos em uma jornada que incluiu o desenvolvimento de projetos que são apresentados na Feira do Jovem Empreendedor. “A Feira será o ápice de um processo desenvolvido nas escolas municipais por meio do PNEE. O nosso objetivo é dar condições às crianças e aos jovens de resolverem problemas do dia a dia, promovendo soluções inovadoras e motivando a sonharem com um futuro”, explica a secretária municipal de Educação de Várzea da Palma, Cleonice Cardoso.

Previous Banco do Nordeste atinge novo recorde de R$ 41,6 bilhões
Next Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino valoriza e incentiva o protagonismo das mulheres nos negócios

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *