Unimontes Solidária terá ações em Serranópolis de Minas no período de primeiro a 7 de fevereiro


Iniciativa envolve 28 acadêmicos de 10 cursos de graduação

No período de primeiro a 7 de fevereiro de 2024, os moradores do município de Serranópolis de Minas (4, 39 mil habitantes), no Norte de Minas, vão receber as atividades do Projeto “Unimontes Solidária: acessando direitos sociais”. A iniciativa é da Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão.

O objetivo do projeto é colocar o conhecimento ensinado na sala de aula a serviço da comunidade, atendendo, principalmente, as pessoas de baixa renda. As ações solidárias em Serranópolis de Minas vão contar com a participação de 28 acadêmicos de 10 cursos de graduação da Unimontes, acompanhados por um professor e um servidor técnico-administrativo.

A saída da caravana do Unimontes Solidária rumo a Serranópolis de Minas está marcada para às 7 horas de quinta-feira (01/02) do campus-sede da Universidade. As atividades serão coordenadas pelo professor Jiuliano Carlos Lopes Mendes, do Departamento de Educação Física e do Desporto.
Participam das atividades da nova edição do Projeto Unimontes Solidária acadêmicos dos cursos de graduação de Direito, Educação Física, Enfermagem, Letras Português, Letras Espanhol, História, Medicina, Odontologia; Medicina, Pedagogia e Serviço Social.

O pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves, explica que foram levantadas demandas específicas dos moradores de Serranópolis de Minas (distante 194 quilômetros de Montes Claros, na microrregião da Serra Geral de Minas).

A partir das demandas verificadas serão ofertadas no município palestras e oficinas sobre o envelhecimento, saúde e direito dos idosos, saúde bucal e o papel dos educadores na inclusão nas escolas. Também estão previstas abordagens sobre os hábitos de leitura, violência doméstica contra a mulher, combate ao bullying e outros temas
“Uma ação de extensão universitária deve, por princípio, impactar positivamente uma comunidade. Desta forma, a extensão torna-se um espaço necessário para a formação do profissional, onde o conhecimento trabalhado pelo professor é colocado em prática pelo estudante num problema social fora dos muros da Unimontes”, afirma o professor Rogério Othon Teixeira Alves.

Ele ressalta que, seguindo essa premissa, o Projeto “Unimontes Solidária: acessando os direitos sociais” tem o objetivo de promover ações solidárias articuladas, por meio dos diversos cursos da instituição. Com a iniciativa, a Unimontes “procura potencializar as competências e atender demandas dos municípios, colocando o conhecimento que é produzido na universidade a serviço da comunidade”.

Previous Sebrae Minas abre edital de credenciamento para empresas de consultoria em todo o estado
Next Resultado do vestibular próprio da Unimontes será divulgado nesta quarta-feira, 31/01

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *