Transporte escolar do Cimams está ajudando o Governo de Minas


“A parceria do Governo de Minas Gerais com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS foi fundamental para solucionar o problema no transporte escolar, historicamente enfrentado pela nossa secretaria.” A confirmação e o reconhecimento foram feitos pelo secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, durante o I Congresso Mineiro de Consórcios Intermunicipais, realizado pela Associação Mineira de Consórcios Intermunicipais – AMICI’s, no período de 26 a 28 de abril, no Tauá Resort, em Caeté/MG.

 

Sobre o congresso, Alvarenga destacou que: “esse é um evento de extrema importância porque é um momento de troca de experiências, um momento em que prefeitos e consórcios estão aqui para dialogar e construir soluções, em conjunto, para os desafios que temos na gestão de Minas Gerais.”

 

Ele citou o benefício que as ações conjuntas trouxeram para o transporte escolar do Estado, que era um desafio para a pasta da Educação e o resultado da parceria serviu para melhorar a alocação dos recursos e um aumento do investimento para esse fim, de R$400 milhões para R$800 milhões, o que solucionou parte das dificuldades nessa área.

 

“Fomos fora de Minas buscar a resolução para o problema do transporte escolar e a estratégia estava dentro de casa, no CIMAMS, que possibilitou por meio de ata de registro de preços a prestação do serviço e o controle da quilometragem por meio de gestão informatizada das frotas. Com esta ferramenta disponibilizada pelo consórcio foi possível atender com equidade a população, estudante, e demanda do serviço no estado”, assinalou.

 

NOVO PROGRAMA DO TRANSPORTE ESCOLAR

O secretário de Educação informou ainda, que em fevereiro deste ano, o governador Romeu Zema lançou o novo modelo para o programa do Transporte Escolar, coordenado pela sua pasta, com o auxílio do CIMAMS, AMM, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), aumentando em 60% o valor do repasse às prefeituras. O objetivo do novo programa, segundo ele, é melhorar ainda mais a qualidade do transporte escolar e garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas estaduais. Os estudantes que residem na área rural e são atendidos pelo transporte escolar ofertado pelos municípios serão os principais beneficiados. O programa terá novos critérios de distribuição, passando a adotar a quilometragem percorrida por dia, e não mais os dados per capita por aluno, como acontecia até o ano passado. Também serão considerados o tipo de via, o modelo do veículo, capacidade de carga e número de alunos da Educação Básica da rede pública estadual que utilizam o transporte escolar em cada rota executada.

 

PARCERIA CIMAMS E GOVERNO

O presidente do CIMAMS, Valmir Morais de Sá, enfatizou que a formalização desta parceria com o Governo do Estado ocorreu após uma avaliação técnica feita pela Secretaria de Estado da Educação, que constatou a transparência e a seriedade com que a entidade é vista e os serviços ofertados em atendimento as demandas apresentadas pelos municípios consorciados.

Previous Congresso da AMICIS reúne mais de 300 representantes de consórcios mineiros
Next ACI destaca redução nas taxas de seus filiados para acesso ao crédito

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *