SEMANA DO AVC É PROMOVIDA EM MONTES CLAROS


Por Ana Paula Paixão

 

Coordenada pela Santa Casa Montes Claros, Associação AVC Norte de Minas, Rotary Club Teresa de Calcutá e Samu Macro Norte, será realizada em Montes Claros entre os dias 19 a 29 de outubro a “Semana AVC 2023”. Neste ano, a “Semana do AVC” coincidirá com o Dia Mundial do AVC, estabelecido pela World Stroke Organization em 29 de outubro. Para marcar a ocasião, Montes Claros terá uma programação repleta de atividades.

Com o mote “Maior do que o AVC”, este ano as atividades são divididas em três ações. Sendo do dia 19 a 26 a Exposição Fotobiográfica, que tem como tema “Caminhos da esperança – após um AVC”. Nos dias 27 e 28, o Fórum AVC 2023, destinado para as equipes multiprofissionais da área da saúde. E para encerrar, a ação “Maior do o AVC”, que será realizada no Parque Municipal Milton Prates pela manhã do dia 29. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma condição que envolve o rápido desenvolvimento de sinais e sintomas clínicos relacionados a distúrbios cerebrais de origem vascular. Essa enfermidade provoca alterações significativas nas funções cognitivas e sensório-motoras, dependendo da área e extensão da lesão.

Estatísticas da World Stroke Organization indicam que uma em cada quatro pessoas no mundo enfrentará um AVC em algum momento de suas vidas, tornando-o a segunda principal causa de morte global, afetando cerca de 17 milhões de pessoas por ano. No Brasil, a situação é ainda mais alarmante, com o AVC figurando como a principal causa de morte e incapacidade. Após um AVC, aproximadamente um terço dos pacientes fica com incapacidades permanentes, 70% não consegue retomar suas atividades laborais anteriores e 50% tornam-se dependentes de outras pessoas para as atividades diárias.

Para o médico Dr. Marcílio Monteiro, a iniciativa “é uma oportunidade única para a comunidade de Montes Claros se unir na luta contra o AVC, promovendo conscientização, apoio e solidariedade a todos aqueles afetados por essa condição de saúde crítica”, afirma.

O superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, reforça a importância da conscientização e prevenção através de hábitos saudáveis. “A Santa Casa de Montes Claros conta com uma unidade exclusiva para atendimento de pacientes acometidos com AVC. São 20 leitos destinados através do SUS. Nossa meta é que cada vez mais pessoas saibam identificar os sinais e sintomas para que os pacientes cheguem mais rápido ao serviço de saúde para que tenham a chance de receberem o tratamento adequado para evitar as possíveis sequelas”, comenta Maurício Sérgio.

Previous Unimontes apoia evento nacional de turismo de aventura em Grão Mogol
Next Pesquisadora egressa da Unimontes é aprovada em edital voltado para cientistas negros e indígenas – Thamyres Sabrina carrega história de superação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *