Codanorte recebe representantes do Consórcio Alto Sertão, da Bahia, e apresenta experiências exitosas na área de saneamento


O Codanorte recebeu na última semana a visita de representantes do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Alto Sertão, da Bahia.

Na oportunidade, foram apresentadas as práticas exitosas do Codanorte na área de saneamento que englobam projetos como gestão de resíduos sólidos, construção de aterros sanitários individuais e regionalizados, construção de Unidades de Triagem e Compostagem, instalação de biodigestores em escolas, implantação de coleta seletiva nos municípios e educação ambiental.

Atualmente, o Codanorte já encerrou mais de 30 lixões em cidades do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e região Central, além da construção de UTC’S e aterros sanitários. A gestão dos resíduos sólidos é uma das principais áreas de atuação na região.

“É uma honra e privilégio para o CODANORTE receber essa visita, pois mostra que o Consórcio tem cumprido o seu papel em relação aos serviços oferecidos aos 64 municípios consorciados. Sem dúvidas, tem sido referência em diversas áreas da administração pública, principalmente no que diz respeito ao processo de gestão adequada dos resíduos gerados nos municípios e no encerramento dos lixões. Também trocamos experiências e pudemos conhecer o que tem dado certo na área de cobertura do consórcio baiano”, destacou o secretário executivo do CODANORTE, Enilson Francisco.

O CDS Alto Sertão é composto por 18 municípios, localizado no sudoeste baiano, com sede em Caetité. Assim como o Codnaorte, também é multifinalitário, atuando em áreas como: Meio ambiente – GAC (Gestão ambiental Compartilhada); Agricultura- SIM (Serviço de inspeção municipal); Assistência técnica e extensão rural; Infraestrutura – PROINFRAM (Programa de infraestrutura municipal, que inclui gestão de rodovias até pavimentação asfáltica.

Hugo Silveira, engenheiro civil do Consórcio Alto Sertão, comentou que a finalidade de conhecer o consórcio leva em consideração os casos de sucesso obtidos na região. “Ficamos impressionados como a estrutura e a forma na qual fazem a gestão dos aterros e a forma como estão auxiliando os municípios que fazem parte do consórcio. É muito importante essa cooperação entre os consórcios para criarmos o desenvolvimento dos municípios”. Disse.

Previous Com realização de simpósio, Hu- Unimontes abraça a campanha ‘Novembro Roxo’, mês de atenção e sensibilidade à Prematuridade
Next Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) completa 10 anos de atuação

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *