Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico” celebra a cultura norte-mineira em Montes Claros


Museu Regional (MRNM) Ascom Unimontes

A cidade de Montes Claros se prepara para receber o Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico”, que acontecerá de 21 a 24 de março. Organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o evento visa resgatar e valorizar a rica cultura norte-mineira por meio de uma diversificada programação artística.

Com acesso gratuito, as atividades do festival serão realizadas em diversos locais da cidade, incluindo o campus-sede da Unimontes, o Museu Regional do Norte de Minas (MRN) e o Corredor Cultural, situado no Centro histórico de Montes Claros.

A programação do festival inclui uma variedade de eventos, como shows de cantores regionais, exposições, sessões de cinema, palestras, teatro infantil e oficinas. Participarão do evento grupos artísticos de diversas cidades da região, como Montes Claros, Janaúba, Januária, Pirapora e São Francisco.

A abertura oficial do festival ocorrerá no dia 21 de março, às 18 horas, no Museu Regional do Norte de Minas, com o show “Cantos dos Gerais”, apresentado por Chris Franco, Carmerindo Miranda, Mel Callado e Roberto Mont´Sá, além do espetáculo teatral “Vivências”, pela Cia de Cá.

O pró-reitor de Extensão da Unimontes, professor Rogério Othon Teixeira Alves, ressalta a importância do festival como uma oportunidade de reflexão e celebração das raízes culturais da região.

Durante os quatro dias de festival, serão oferecidas diversas oficinas, abordando temas como “Cantos e cantares do Velho Chico”, “Microcenas para atores e atrizes”, “Fabricação de pífanos” e “Iniciação teatral para jovens e adultos”, entre outros.

No sábado, está prevista uma programação especial no Corredor Cultural, com apresentações de teatro infantil, grupos musicais e manifestações culturais típicas da região, como a “Dança do pote” e o “Boi de Reis”.

O Festival “Pelas Trilhas do Velho Chico” promete ser um momento de integração e celebração da cultura norte-mineira, enriquecendo o cenário cultural de Montes Claros.

Previous Banco do Nordeste apresenta oportunidades de reinvestimento a empresas sediadas na área da Sudene
Next Unimontes divulga resultado de processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes: 278 convocados

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *