Qualidade de excelência do ensino na Unimontes reconhecida pelo MEC com o Conceito 4 no ICG


“Mérito dos professores, alunos e servidores técnico-administrativos”, destaca reitor

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), referente a 2022. A qualidade do ensino oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) foi reconhecida com o recebimento do conceito 4 no IGC, que varia de 1 a 5.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, salienta que um percentual de 27,7% das instituições de ensino superior brasileiras obteve as notas 4 e 5 na avaliação promovida pelo MEC. “Com o conceito alcançado, a Unimontes ficou entre as melhores universidades do país, em um nível de excelência. Isso é um mérito dos nossos professores, alunos e servidores técnico-administrativos, os quais cumprimentamos por esse feito extraordinário”, afirma o reitor.

A presidente da Comissão de Avaliação Própria (CAP) da Unimontes, professora Viviane Carrasco, ressalta que a boa posição da instituição no sistema avaliativo do MEC é uma conquista coletiva, envolvendo toda comunidade acadêmica, e serve como referência para a universidade aprimorar suas ações. “Trata-se de um reconhecimento à instituição, fortalecendo o seu compromisso de seguir as diretrizes de educação no país segundo o INEP/MEC,  buscando melhorias para ensino, pesquisa e extensão de excelência”, afirma a professora Viviane Carrasco.

“Ter uma formação de qualidade é algo que favorece o desenvolvimento do estudante, agrega valor ao currículo do profissional e abre portas no mercado de trabalho”, observa a presidente da Comissão de Avaliação Própria da Unimontes. Ela lembra que, de acordo com o resultado do IGC/2022, a Unimontes a 19ª posição entre as 49 universidades estaduais do país, sendo classificada no 72º lugar entre todas as 147 instituições públicas de ensino superior (federais e estaduais) do país.

 

Qualificação continuada do corpo docente, incremento da pesquisa e da política estudantil

 

A pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello, ressalta que a boa qualidade dos cursos da instituição, auferida pelo Inep/MEC resulta também da capacitação do seu corpo docente. Destaca também a importância de outras ações como o incremento da pesquisa e da política de assistência estudantil.

“A Unimontes vem se consolidando como uma instituição de excelência, buscando, de maneira sistemática e eficiente a melhoria na qualidade do ensino ofertado, adoção de metodologias inovadoras, qualificação continuada do corpo docente, com aumento no número de mestres e doutores. Paralelamente, houve incremento nas políticas de assistência estudantil e crescimento exponencial de projetos de pesquisa”, afirma a pró-reitora.

“A gestão superior da Universidade não tem poupado esforços no sentido de atender aos anseios da comunidade, oferecendo cursos novos de graduação e pós-graduação. Políticas de ações inclusivas têm sido efetivadas pela Pró-Reitoria de Ensino, no sentido de ampliar e democratizar os princípios gerais da educação, norteados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB)”, completa a professora Ivana Ferrante Rebello.

Fotos/crédito: Ascom Unimontes

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