Mais de 40 destinos mineiros serão apresentados na ABAV Expo 2023


Iniciativa faz parte das ações do Sebrae Minas e Secult para promover e conectar a cadeia produtiva associada ao turismo do estado ao mercado; Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um dos destinos

 

Durante a 50ª edição da ABAV Expo, uma das maiores feiras do setor no país, mais de 40 destinos turísticos mineiros serão comercializados por cinco agências de receptivos do estado. A iniciativa é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com o apoio do Sebrae Minas. O evento é realizado de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro.

Os cinco receptivos mineiros convidados para participar da feira receberam capacitação do Sebrae Minas sobre o perfil dos compradores e visitantes da ABAV Expo, estratégias de apresentação e comercialização dos produtos turísticos, novos hábitos e comportamentos de consumo e tendências do setor.

Entre os destinos que serão apresentados no Estande Minas Gerais, sete deles têm apoio do programa Check in Turismo, uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece suporte empresarial aos pequenos negócios da cadeia produtiva associada ao turismo no estado, e promove o desenvolvimento econômico local por meio da formação de lideranças e de ações de acesso a mercados. Entre os destinos beneficiados que estarão na ABAV Expo estão: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Itacarambi e Januária), Serra do Cipó, Diamantina, Belo Horizonte, Tiradentes, Rota Bahia-Minas, Serra do Espinhaço e Serra da Canastra.

“Em 2022, Minas Gerais recebeu 30,9 milhões de turistas, o maior fluxo de visitantes no estado desde a série histórica registrada, a partir de 2008, pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais. Embora a cadeia produtiva do turismo venha se fortalecendo no estado, ainda há um enorme potencial a ser explorado. Para evidenciá-lo, o Sebrae Minas desenvolve projetos que têm ampliado a visibilidade e o acesso aos destinos mineiros, resultando no incremento da atividade turística e no surgimento de novos negócios nesses destinos”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Estímulo ao setor

Além de dar mais visibilidade em feiras e eventos do setor, os projetos desenvolvidos pelo Sebrae Minas também incluem ações como a elaboração de estudos e pesquisas para a identificação e promoção de novas ofertas turísticas, além da formatação de roteiros que serão comercializados pelas agências e receptivos turísticos da região. Ainda são promovidas capacitações para a melhoria da gestão dos negócios locais do setor turístico.

“Nos últimos dois anos, já mapeamos o potencial turístico de mais de 60 municípios no estado. Desses, 45 já têm plano de trabalho em execução e 47 cidades já foram atendidas por Agentes de Roteiros Turísticos. Nosso objetivo é reposicionar os destinos já conhecidos, para que estejam preparados para oferecer experiências memoráveis aos visitantes”, explica Marcelo Silva.

Conheça os projetos do Check in Turismo:

Check in Minas: evento criado com o objetivo de promover os destinos e o acesso ao mercado para pequenos negócios, por meio de Rodada de Negócios, Fan Tours, Press Trips e ações promocionais.

Check in na Rota das Oportunidades: metodologia que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local com a ajuda de soluções voltadas para o território como: dimensões DEL e dos estágios de maturidade dos destinos turísticos.

Check in Negócios: produtos criados para atender as especificidades dos pequenos negócios do setor, melhorando a gestão e operação desses empreendimentos para que possam alcançar melhores resultados.

Previous O PODER DA TECNOLOGIA
Next Mostra Gastrô de Grão Mogol será promovida neste sábado (30/9)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *