HDG reforça a importância do combate à Desnutrição Hospitalar


Ações de “cultura” da identificação/diagnóstico precoce, tratamento e prevenção aconteceram em todos os setores assistenciais

 

Texto e Fotos: Divulgação/HDG

 

O hospital Dilson Godinho (HDG) reforçou a importância do Combate à Desnutrição Hospitalar. A data oficial é 06 de junho e marca o Dia “D” de Combate à Desnutrição. Porém, as ações aconteceram nos dias 06 e 07.

A iniciativa da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN) é tornar público e de conhecimento não apenas dos profissionais da área assistencial, mas de toda a sociedade, os problemas causados pela desnutrição hospitalar.

A Campanha Diga não à Desnutrição Hospitalar, foi marcada por ações em vários setores assistenciais e na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), com panfletagens, orientações sobre cuidados e prevenção, além de entrega de brindes de patrocinadores parceiros da campanha, sendo eles: Instituto de Nutrologia (inNutro), Prodiet Medical Nutrition, HospClean, Nestlé, Disfarmoc, Ubermedica, Fresenius-Kabi, Orthonews e JM mimos personalizados.

De acordo com a médica nutróloga Juliana Couto Guimarães, coordenadora clínica da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) do HDG, no Brasil, a taxa de desnutrição varia entre 20 e 60% em adultos hospitalizados e durante a internação esta condição piora progressivamente, principalmente em idosos e pacientes críticos.

“Em todos os setores foram realizadas blitzes da EMTN, alertando e informando sobre a importância da terapia nutricional e parabenizando as equipes que muito se esforçam para a melhora significativa desse quadro em nosso serviço”, destacou a coordenadora.

A médica nutróloga ainda agradeceu a toda equipe clínica, administrativa e patrocinadores pela parceria na realização dos dois dias das ações de combate à desnutrição.

“Agradecemos a todos que têm tornado a nossa atuação possível para chegarmos no objetivo principal das nossas ações dentro do HDG, os nossos pacientes. Sabemos que uma equipe multidisciplinar especializada é fundamental para implantar e difundir ações de “cultura” da identificação/diagnóstico precoce, tratamento e prevenção da desnutrição hospitalar”, finalizou a coordenadora do EMTN.

A equipe EMTN do Hospital Dilson Godinho é composta pela médica nutróloga Juliana Couto Guimarães, as enfermeiras Thalita Alves e Karine Veloso, as nutricionistas Ana Maria Santos, Anne Queiroz e Larícia Almeida e a técnica em enfermagem Jhenifer Vasconcelos.

Previous Saúde Mental: Aliança LGBTI chama atenção para o crescimento no número de autoextermínio em Montes Claros
Next CIMAMS E CODEVASF REÚNEM PREFEITOS PARA RECEBER DEMANDAS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *