Posto de Coleta de Leite Humano do HUCF apresenta números positivos em 2022 


Novo Freezer doado pelo Rotary Leste vai ampliar atendimento e ajudar mais recém-nascidos prematuros

A Maternidade Maria Barbosa, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é reconhecida pela excelência no atendimento às puérperas e recém-nascidos. Este reconhecimento também abrange o trabalho de promoção e incentivo ao aleitamento materno.

O Banco de Coleta de Leite Humano do HUCF ampliou suas ações no ano de 2022 e, agora, vai melhorar a sua estrutura mais ainda com o recebimento da doação de um freezer para o posto de coleta de leite humano, feita pelo Rotary Clube Montes Claros Leste. O termo de doação será assinado na próxima segunda-feira (16/01), às 8 horas, no Hospital Universitário, com a presença de representantes do Rotary Clube Montes Claros Leste.

O Hospital da Unimontes recebeu, desde dezembro de 2021, o Certificado da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) que reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade na luta e dedicação à Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno. O serviço é voltado para a orientação, recolhimento e captação de leite para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães.

Com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF integra uma rede de 301 hospitais do país certificados com o título de “Hospital Amigo da Criança”, que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

A presidente do Rotary Clube de Montes Claros Leste, jornalista Felicidade Tupinambá, destaca o trabalho incansável do HUCF no sucesso do aleitamento materno e a parceria para a doação de um freezer para o posto de coleta de leite humano, que irá ampliar ainda mais o atendimento às puérperas e recém-nascidos.

Ela ressalta também o trabalho humanitário e solidário desempenhado pela entidade rotária. “Fundado em 1992, o Rotary é uma rede global de líderes comunitários que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo. Há mais de 100 anos, através de projetos pequenos ou grandiosos, com impacto, o Rotary vem ajudando a humanidade em diversas áreas como alfabetização, paz, saúde, meio ambiente e recursos hídricos. O objetivo é sempre criar maneiras para que tenhamos um mundo melhor para todos”, destaca Felicidade Tupinambá.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Atualmente, o Brasil possui ainda 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta, entre eles a unidade do HUCF.

 

Ampliação da coleta de leite materno e dos atendimentos

Dados levantados pela Maternidade Maria Barbosa mostram a ampliação e melhoria das atividades do Banco do Leite Humano do HUCF em 2022, com ampliação da coleta de leite humano e do trabalho desenvolvido junto às mães doadoras.  Os números positivos ressaltam a importância e a necessidade de ampliar o estoque para atender ainda mais recém-nascidos que precisam do leite materno desde os primeiros dias de vida até pelo menos dois anos, como preconiza o Ministério da Saúde (MS).

Em todo o ano passado foram coletados 648,92 litros de leite materno, com um crescimento de 2104% em relação a 2021 (quando foram  coletados 563,08 litros de leite humano). Em 2022, o Banco do Leite Humano do Hospital Universitário realizou 1.167 atendimentos individuais, com um aumento de 30,5% em relação ao ano anterior (1.177).

Houve uma grande elevação nos atendimentos em grupo dentro da Maternidade Maria Barbosa, que saíram de 642 em 2021 e passaram para 1.777 em 2022 (variação de 176,79%). O aumento do benefício para os recém-nascidos da UTI Neonatal do hospital também foi significativo: saiu de 214 atendidos em 2021 para 266 no ano passado (alta de 22,90%). A quantidade de leite materno recolhida de doadoras diretamente no posto de colega do HUCF subiu de 476,47 litros (2021) para 504,128 litros (2022).

Ainda em 2022, foram realizadas 740 visitas domiciliares (crescimento de 3,93% em relação ano anterior), 256 doadoras cadastradas, 266 receptores e 504,128 litros chegaram aos recém-nascidos através das mães voluntárias.

 

Texto e fotos:

Previous CODANORTE apresenta aos prefeitos e secretários os resultados do Programa de educação ambiental e coleta seletiva Outro Norte, no ano de 2022, e projeta o Planejamento de 2023
Next Termina no dia 31 de janeiro o prazo para adesão ao Simples Nacional

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *