ABRIL VERDE


Conscientizar para prevenir

 

O Abril Verde é o mês de prevenção de acidentes e doenças no trabalho.  Com o tema: “O acidente pode deixar marcas que as desculpas não apagam. Seja responsável”, entre os dias 13 e 18, a Santa Casa de Montes Claros promoveu palestras de conscientização alusivas ao assunto. William d’Souza, engenheiro de segurança do trabalho do hospital, explica que a importância das atividades tem como foco a prevenção. “É um momento de conscientização dos empregadores e empregados quanto à segurança do trabalho, que tem a data marcada no dia 28 de abril”, fala Willian. 

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde e segurança no trabalho. O movimento surgiu como uma forma de lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, que é celebrado no dia 28 de abril. De acordo com o Fundacentro, entre 2012 e 2022, 25.492 mil trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho – SmartLab, desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Foram registradas mais de 6 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT).

Willian d’Souza ressalta que a área de atuação  da segurança do trabalho na Santa Casa busca atuar através de controles. Existe o controle dos acidentes de trajeto, acidentes típicos e acidentes biológicos, sendo que no hospital são de controle os típicos e biológicos, como é o caso de acidentes com perfurocortantes, por exemplo”, explica o engenheiro de segurança do trabalho. Durante a programação do Abril Verde, as palestras foram: “Segurança com perfurocortante”, que foi ministrada pela enfermeira Sara Cleane, e “Segurança do trabalho: minha melhor versão”, conduzida por Netinho Personal. Além disso, a organização da ação realizou blitzes de conscientização, abordando os colaboradores na entrada do hospital. 

Texto e Fotos: Ana Paula Paixão

Previous “A Expomontes é um evento seguro”, apontam dados da PM
Next Semana do Livro Infantil: Biblioteca Central da Unimontes promove exposição em homenagem ao escritor Monteiro lobato

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *