Hospital da Unimontes realiza campanha institucional voltada ao “Junho Vermelho”, mês de conscientização sobre a doação de sangue


Com o objetivo de conscientizar a população e fomentar a doação no Hemocentro de Montes Claros, o Hospital Universitário (HU) vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) apoia a campanha Junho Vermelho.

O Junho Vermelho é uma campanha mundial e estabelecida no Brasil pela Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do Ministério Público da União. A data homenageia o imunologista austríaco Karl Landsteiner, descobridor do fator Rh de diferenciação sanguínea para transfusões.

O Hospital Universitário é reconhecido como o maior hospital 100% SUS do Norte de Minas, atendendo uma média de 600.000 por ano. Diante disso, o Superintendente do HU – Unimontes, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis, explica que a campanha do Junho Vermelho é importante pois “coloca à sociedade, como um todo, a necessidade de auxiliar as pessoas que são atendidas pelo HU, uma vez que a nossa instituição atende a todo mundo de forma gratuita e atenta, preocupada com a vida e com a recuperação de todos que por aqui passam”.

A doação de sangue é uma prática de forte apelo midiático, sendo estimulada constantemente por parte de entidades governamentais e pela iniciativa privada. Das diferentes razões pelas quais devemos doar sangue, a cidadania merece papel de destaque, por se tratar de um ato solidário, de amor ao próximo e de empatia, colocando-se à disposição daquele que sofre.

A bioquímica responsável pela Agência Transfusional do Hospital Universitário da Unimontes, Juliana Cardoso explica que o sangue doado pode ser fator de diferenciação entre a vida e a morte de um paciente, “principalmente aqueles que sofrem de doenças graves, acidentes, hemorragias diversas, entre outras situações de risco. O sangue é um suprimento médico, por isso, os bancos de sangue precisam de estoques suficientes para abastecer os hospitais”.

O estudante Felipe Wagner Teixeira Santos, acadêmico do curso de Filosofia e estagiário da Universidade Estadual de Montes Claros, participou da campanha de doação de sangue ao HU – Unimontes e manifesta que “é importante doar sangue pelo fato de estar ajudando outras pessoas, sabendo que, assim, você contribui para alguém sobreviver a algo que pode ter sido drástico e perigoso”.

A responsável pelo setor de captação da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais em Montes Claros (Hemominas – MOC), Rosana Silva, explica que “a quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml.”

Ela ainda reitera o fator solidário e humanitário da doação: “é pouco para quem doa e muito para quem precisa! Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas, plasma) e, assim, pode beneficiar até 4 pacientes diferentes.”

Saiba como doar para o HU – Unimontes

1)        Vá ao Hemocentro e se identifique no atendimento local;

2)        Ao ser atendido e preencher os seus dados, informe a intenção de doar para o Hospital Universitário Clemente Faria;

3)        Fique tranquilo e aguarde ser atendido;

4)        Ao sair do Hemocentro, faça uma selfie e marque o @hu.unimontes, para compartilharmos a sua doação e fomentarmos a campanha para as outras pessoas!

O Hemocentro fica localizado à Rua Urbino Viana, 640 – Vila Guilhermina. Próximo à Câmara Municipal.

Caso queira ligar para maiores esclarecimentos, o número é o (38) 3218-7800

Previous Museu Regional realiza mostra em homenagem a konstantin Christoff - Evento marca centenário de nascimento do artista plástico
Next Unimontes comemora 20 anos do campus de Espinosa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *