Modificações legislativas e oportunidades tributárias em pauta na ACI


Empresários e contadores se reúnem para tratar sobre a otimização da carga tributária

A Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros será o ponto de encontro de profissionais da área contábil e de empresários nesta quinta-feira, dia 27, às 8h. Com o tema, “Modificações Legislativas e Oportunidades Tributárias: Redução do IRPJ com benefícios de ICMS e apuração de crédito de PIS/COFINS”, a Palestra será gratuita e está com inscrições abertas no Sympla.

Através de uma parceria da ACI com o Escritório Almeida Melo, o objetivo do evento é tratar sobre as mais recentes mudanças legislativas e como otimizar a carga tributária, especialmente no que tange ao IRPJ e PIS/Cofins. “Carlos Alberto Moreira Alves, será um dos palestrantes. Ele destaca que serão abordados dois temas principais. “A Exclusão dos benefícios fiscais/subvenções da base de cálculo da apuração do IRPJ e da CSLL é muito relevante para as empresas que possuem benefícios fiscais de ICMS, como exemplo, redução da base de cálculo, crédito presumido, redução do valor devido ao aderir a algum programa de regularização de débitos estaduais, dentre outros. Estas empresas podem excluir os valores destes benefícios da apuração do IRPJ e da CSLL”.

Marcelo Nogueira de Morais, pontua o outro tema: Composição do crédito de PIS/Cofins referente a entrada de mercadorias para revenda, especialmente no que diz respeito ao IPI não recuperado. “Tema de suma importância para as empresas que atuam no comércio varejista e atacadista, uma vez que a Receita Federal editou uma instrução normativa que veda a apropriação do crédito referente ao custo do IPI não recuperável”.

Sobre os palestrantes

Carlos Alberto Moreira Alves é especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e em Direito Público pelo Centro Universitário Newton Paiva. Foi membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/MG, conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Tributários (CART) de Belo Horizonte. Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais (CCMG) e Vice-presidente do Conselho de Assuntos Tributários da FEDERAMINAS. Membro do Conselho de Assuntos Jurídicos da AC Minas. Membro da Comissão de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais 2017/2019. Advogado e consultor com atuação em Direito Tributário.

Marcelo Nogueira de Morais é  consultor jurídico tributário, mestre em Direito Público pela PUC MG. Possui MBA em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas, com extensão internacional cursada na UCI – Universidade da Califórnia US, campus de Irvine. Foi responsável pela consultoria tributária da Fecomércio MG por mais de 9 anos. Ex-Vice-Presidente e Conselheiro no Conselho de Contribuintes do Estado de Minas Gerais.

Previous Programa “Grão Mogol Atende Bem” oferece capacitações para pequenos negócios
Next Empresa Junior Unimontes completa 30 anos de existência

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *