Exposição “Agosto chega com a ventania” aberta no Museu Regional


Mostra reúne obras de Georgino Júnior e Afonso Teixeira

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), elaborou neste mês uma programação relacionada às Festas de Agosto de Montes Claros. Dentro desse contexto, foi aberto no museu na noite de quarta-feira (17/08), mesmo dia do início das festas, a exposição “agosto chega com a ventania”.

A exposição reúne trabalhos dos artistas plásticos Georgino Júnior (falecido em outubro de 2018) e Afonso Teixeira. Com acesso gratuito, a mostra representa um atrativo a mais para os visitantes da cidade durante as Festas de Agosto, que movimentam a cidade até domingo (20/08).

O Museu Regional conta com mais duas atividades relacionadas com as centenárias manifestações folclóricas: a exposição interativa “Céu de fitas”, do artista plástico Tiago Olliver (natural de Montes Claros que, atualmente, mora na Espanha) e a mostra fotográfica “Catopê & B”, da fotógrafa Carla ST Arruda.

A Exposição “Agosto chega com a ventania” tem como denominação um Trecho da música “Montesclareou”, de autoria de Georgino Júnior e do compositor Tino Gomes, que retrata as Festas de Agosto.  A mostra tem a curadoria do Museu Regional do Norte de Minas.

A exposição retrata a tradição festeira, religiosa e ancestral do povo catrumano. “Pela primeira vez, as obras de Afonso Teixeira e Georgino Júnior se apresentam ao público juntas, lado a lado, irmanadas no sentimento mútuo de emoção e raro talento. Pelas mãos dos dois, as fitas ganham cor e movimento em desenhos e pinturas, revelando um olhar sensível e atento!”, destaca a organização do evento.

“Pela primeira vez, as obras de Afonso Teixeira e Georgino Júnior se apresentam ao público juntas, lado a lado, irmanadas no sentimento mútuo de emoção e raro talento. Pelas mãos dos dois artistas, as fitas ganham cor e movimento em desenhos e pinturas, revelando um olhar sensível e atento. Embora possuam estilos diferentes, parecem se completar numa narrativa visual que celebra o mês de agosto, o mês que chega com a ventania”, enfatiza a direção do MRNM.

A exposição “Agosto chega com a Ventania”, de Afonso Teixeira e Georgino Júnior ficará aberta ao público até 30 de agosto, com entrada gratuita.

Previous Neto Paim, Rafael Bertolucci e Seu Elias abordam novas tendências para o setor da beleza em encontro em Montes Claros
Next Elenco do MOC América Vôlei chega quarta semana de preparação com novidades

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *