Minas Solar aborda a inserção dos pequenos negócios na cadeia de geração distribuída de energia fotovoltaica


Será realizado em Montes Claros, nesta quinta-feira (1º ) o Minas Solar, iniciativa do Sebrae Minas e da Geyx Solar que tem o objetivo de estimular a geração de energia limpa e inserir, de forma competitiva e sustentável, pequenos negócios mineiros na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica. O evento, considerado um dos maiores encontros do segmento no estado, autônomo das 8h às 18h, na Associação Comercial e Industrial de Montes Claros (ACI), e os interessados ​​podem se inscrever gratuitamente por meio deste link .

A programação conta com especialistas do setor, que irá debater sobre perspectivas e tendências da energia solar; gestão, vendas, operação e manutenção de usinas solares; políticas públicas para o setor; novo marco legal da GD; o papel dos bancos sobre a abertura de crédito e financiamento para o setor. Estarão reunidos integradores – empresas prestadoras de serviço no mercado de energia -, distribuidores, fabricantes, profissionais do setor e gestores públicos.

 

O analista do Sebrae Minas Walmath Magalhães afirma que o evento é uma oportunidade para empreendedores que desejam ingressar em um dos setores mais promissores do Norte de Minas. “O uso sustentável da energia limpa e os investimentos na cadeia fotovoltaica são uma grande alternativa para a economia regional. O sol é nosso aliado”, ressalta.

 

Cenário Promissor

 

Com 414,3 mil habitantes, Montes Claros possui fortes índices de irradiação solar, pouca nebulosidade e boa oferta de terras. Esses fatores influenciaram para que o município seja ideal para a instalação de usinas solares fotovoltaicas. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), trata-se da quinta cidade de Minas Gerais com maior quantidade de sistemas fotovoltaicos instalados, e a terceira com maior potência instalada (KW), com cerca de 63 MW. São 5.844 conexões operacionais, beneficiando 7.500 unidades consumidoras que recebem créditos no segmento de geração distribuída, que são as usinas de micro e mini geração de até 5 MW.

 

Minas Gerais é o segundo estado com maior potência instalada de geração distribuída de energia solar, seja em telhados ou pequenos terrenos com cerca de 2,7 gigawatts (GW) em operação. O território mineiro responde sozinho por 13,5% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil e possui mais de 240 mil conexões operacionais, espalhadas por 853 cidades, cobrindo 100% do território mineiro. Atualmente, são mais de 320 mil unidades consumidoras que se beneficiam da energia solar para redução na conta de luz, com maior autonomia e confiabilidade elétrica.

 

Nacionalmente, os dados indicam que o Brasil possui mais de 20 gigawatts (GW) de potência instalada de geração distribuída em residências, comércios, industrializados, produtores rurais e prédios públicos. O país possui, atualmente, cerca de 1,9 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

 

Minas Solar pelo estado

 

O Minas Solar 2023 teve sua primeira edição em Janaúba, no mês de março, e, na sequência, foi realizado em Governador Valadares, Belo Horizonte e Teófilo Otoni. Após Montes Claros, percorrerá outras cinco cidades durante o ano. São elas: Arinos (21/6), Itajubá (20/7), Juiz de Fora, (3 ou 10/8), Uberlândia (21/9) e Itaúna (26/10).

Previous ACI promove Programa Empreender com capacitação para gestores
Next Hospital Dilson Godinho implanta pacote da Microsoft 365 e lança novo site   

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *