Hospital Dílson Godinho capacita equipes de enfermagem sobre cuidados na Nutrição Enteral 


 

 

Texto e fotos: Ascom/HDG

Capacitar os colaboradores das áreas assistenciais, dentro da ótica da educação em saúde, é um dos objetivos do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital Dílson de Quadros Godinho (HDG).

E nesse contexto, o NEP realiza desde a última segunda-feira (20/3), o treinamento de “Nutrição Enteral Sem Segredo”, com foco no combate à desnutrição e cuidados hospitalares com os pacientes.

A nutrição enteral é a alimentação para pacientes assistidos que recebem a ingestão de nutrientes de forma líquida. Essa ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado. Pessoas sem condições de se alimentar pela via oral (boca), como em casos de cirurgia de região da cabeça e do pescoço, esôfago, estômago etc, ou por dificuldade de mastigar, engolir, falta de apetite, distúrbio alimentar ou doença intestinal devem fazer o uso da nutrição enteral.

Participam do curso, as equipes de Enfermagem e Técnico de Enfermagem, dos turnos diurno e noturno, contemplando as alas de Internação, Pronto-Socorro, Pronto Atendimento e Centro de Terapia Intensiva (CTI).

Além da parte teórica, o curso que tem duração de 1h30min, tem a parte prática com todo o aparato de equipamentos da dieta enteral, além de um manequim em tamanho real para que os colaboradores possam praticar a forma correta da sonda e da nutrição enteral.

Kelly Tatiane P. J. Ribeiro, coordenadora do NEP explica que os cursos acontecem no Oratório, de 14h às 15h30min e de 20h às 21h30min, e tem por finalidade capacitar os colaboradores para uma melhor assistência aos pacientes que necessitam dessa intervenção nutricional.

“O Núcleo de Educação Permanente foi implantado em abril de 2022, e tem como objetivo desenvolver os talentos e qualificar os colaboradores por meio da educação; planejando, organizando, fornecendo apoio às ações de Educação Permanente em Saúde. Acredito que a educação é capaz de transformar as pessoas e, consequentemente, o ambiente e dessa forma acredita-se que podemos alcançar a excelência na assistência por meio dessa ação. Os cursos são ofertados de forma periódica, mensalmente, qualificando os colaboradores da saúde na prestação de cuidados aos nossos clientes”, finalizou a coordenadora do NEP.

Para os mais de 120 participantes, a Fundação de Saúde Dílson de Quadros Godinho está entregando um certificado de participação. O curso também conta com parcerias de empresas como o Instituto de Nutrologia (Inutro) e a Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda (Disfarmoc) que forneceram os brindes que foram sorteados entre os colaboradores.

Participam do curso como ministrantes as enfermeiras, Karine Graciele Silva Veloso, Thalita Alves de Souza; as nutricionistas, Ana Maria Santos, Larícia Miranda Almeida, Anne Queiroz Madureira e a técnica de enfermagem Jhenifer Beatriz Santos Vasconcelos.

Previous MOC América Vôlei faz último jogo desta temporada em casa e recebe o líder Sada Cruzeiro
Next Sebrae Minas promove painel sobre os desafios da fruticultura na Abanorte Fruit Connections

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *