Sebrae Minas promove painel sobre os desafios da fruticultura na Abanorte Fruit Connections


Durante o evento serão discutidos os diferenciais da Região do Jaíba e as vantagens com a conquista da primeira Indicação Geográfica no segmento em Minas Gerais

 

Durante a 4ª edição da Abanorte Fruit Connections , que será realizada em Janaúba, no Norte do estado, de 27 a 30 de março, o Sebrae Minas promoverá o painel “ Desafios e oportunidades da fruticultura irrigada”. Entre os assuntos discutidos está a conquista da região do Jaíba da Indicação Geográfica (IG), na modalidade Indicação de Procedência (IP) – primeira IG no segmento de fruticultura em Minas Gerais, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em outubro de 2022, para a produção de banana, manga, mamão e lima ácida tahiti na região. O painel será realizado no dia 28 de março, às 9h30. As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site www.abanortefruitconnections.com.br .

 

 

A capacidade produtiva da região ganhou o reconhecimento com o desenvolvimento do “Projeto Jaíba”. Com a conclusão da instalação dos canais, foi possível produzir, entre outros produtos agrícolas, as frutas. Ao longo dos anos, essa capacidade de produção fruticultora foi se tornando notória. Isso porque, as frutas da região possuem sabor mais acentuado, o que proporciona ganho de mercado nacional e internacional.

 

Durante o painel “Desafios e oportunidades da fruticultura irrigada”, a gerente da Unidade de Agronegócios do Sebrae Minas, Priscilla Lins, e o analista da instituição Cláudio Wagner, vão apresentar os diferenciais competitivos que tornaram possível a conquista da fruticultura do Jaíba dessa IG, que garante a procedência do produto e da sua qualidade, valorizando o trabalho dos produtores da região. Entre as vantagens desse reconhecimento conferido pelo INPI, está a abertura de novos mercados, agregando ainda mais valor aos produtos e fortalecendo os elos da cadeia produtiva.

 

A Abanorte Fruit Connections é uma realização da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio do Sebrae Minas e Faemg/Senar. O evento é direcionado para fruticultores, lideranças do setor, especialistas, técnicos, estudantes, pesquisadores e demais profissionais envolvidos no setor.

A programação do evento inclui ainda palestras, mesa redonda, apresentações de soluções de startups voltadas para o agronegócio, além de uma feira com 30 estandes de empresas de produtos e serviços do setor.

 

O evento também contará com a presença do ex-ministro da agricultura Roberto Rodrigues, e da economista Rita Mundim, além de palestrantes internacionais, entre eles, especialistas no cultivo de banana, uma das principais frutas produzidas na região.

 

Fruticultura de Jaíba em números

Aproximadamente 2,5 mil fruticultores de cultivo em média 450 mil toneladas de frutas por ano, em 35 mil hectares da região de Jaíba – maior área irrigada da América Latina. Os dados da Abanorte mostram que a região do Jaíba exporta 40% da produção nacional de limão, 10% da produção de manga e 1% da banana e mamão produzidos em todo o país. Além disso, a fruticultura gera cerca de 80 mil empregos, diretos e indiretos nos municípios de: Jaíba, Janaúba, Matias Cardoso, Porteirinha, Nova Porteirinha, Verdelândia, Pedras de Maria da Cruz e Capitão Enéas, e parte dos municípios de São Francisco, Januária , Itacarambi, Manga e Montes Claros

Previous Hospital Dílson Godinho capacita equipes de enfermagem sobre cuidados na Nutrição Enteral 
Next Prepara Gastronomia será apresentado em Montes Claros

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *