CineMaracas: “Política, cultura e cotidiano no Brasil”


Depois de um recesso de 30 dias, o Cineclube CineMaracas retoma suas atividades neste sábado, dia cinco de agosto, com a mostra “Política, cultura e cotidiano no Brasil”, em novo dia e horário. O objetivo é discutir processos políticos, culturais e de comportamento no país dos últimos 20 anos.

As sessões agora acontecem todos os sábados, a partir das 18horas.

São cinco filmes, entre longas e médias metragens, documentais e ficcionais que abordam vários aspectos da cultura e da política brasileiras.

As sessões acontecem na sede da Associação dos Moradores do Bairro Maracanã, situada na Praça Beato Francisco Coll, número 107, a partir das 18horas, e o acesso é gratuito. Depois da exibição tem bate papo com a plateia sobre o filme apresentado.

 

Programação:

 

Dia 05/08 – “Elvis & Madona” (2010) – Ficção – 1hora e 45minutos.

Direção: Marcelo Laffitte.

Sinopse: A história da fotógrafa Elvira, que trabalha como entregadora de pizza no bairro de Copacabana (RJ), para tentar juntar algum dinheiro. Numa dessas entregas ela conhece a travesti Madona, que sonha em ser estrela do Teatro de Revista. A vida das duas iria mudar a partir desse encontro

 

Dia 12/08 – “Patativa do Assaré – Ave poesia” (2009) – Documentário – 1hora e 24minutos.

Direção: Rosemberg Cariry.

Sinopse: Parte da vida e obra do cearense Antônio Gonçalves da Silva (1909-2002), conhecido como Patativa do Assaré, um dos mais importantes representantes da cultura popular brasileira do século 20. Poeta e repentista, conseguiu unir lirismo e denúncia social.

 

“Hiato” (2008) – Documentário – 20minutos.

Direção: Vladimir Seixas.

No início do ano 2000 um grupo de favelados, moradores de rua e sem-teto decidem se organizar para fazer uma visita a um shopping localizado na zona sul carioca. O grupo não imaginava a resistência que iria encontrar. Lojas fecharam as portas, a imprensa foi chamada, e a polícia atuava para impedir que os pobres ocupassem os mesmos espaços que os ricos. O que era para ser um passeio, acaba virando denúncia contra as desigualdades. Vladimir Seixas recupera imagens de arquivo e entrevista alguns personagens, sete anos depois do acontecido.

 

Dia: 19/08 – “O sal da terra” (2015) – Documentário – 1hora e 49minutos.

Direção: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado.

Sinopse: A trajetória do premiado fotógrafo mineiro, nascido em Aimorés, Sebastião Salgado (1944-), e seu trabalho fotográfico em Serra Pelada, África e Nordeste brasileiro, até o projeto Gênesis. Uma audaciosa expedição com o objetivo de registrar imagens, civilizações e regiões inexploradas do planeta.

 

Dia: 26/08 – “Democracia em vertigem” (2019) – Documentário – 120minutos..

Direção: Petra Costa.

Sinopse: A diretora acompanha o processo de impeachment da ex-presidenta do Brasil, Dilma Rousseff. O doc traz imagens exclusivas dos bastidores do Congresso Nacional, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Paulista e de manifestações nas ruas. Acontecimentos que iriam mudar a história do país.

Previous Workshop de Educação Ambiental Empreendedora será realizado em municípios da Serra Geral
Next Banco do Nordeste anuncia redução de taxa de juros em todos os produtos de crédito comercial

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *