Emoção e conscientização sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama marcam lançamento do “Outubro Rosa” na Unimontes 


Evento reuniu pacientes que buscaram a cura contra a doença

 

Solidariedade, carinho, emoção, espírito de superação, apelo para a prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce. Esses foram os elementos que marcaram a abertura da Campanha do “Outubro Rosa – conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama”, realizada na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), na manhã desta quarta-feira (05/10).

 

O evento, realizado no Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria) contou com a assistida do Projeto de Extensão Vida – Unimontes, voltado para o atendimento às mulheres que enfrentaram a luta em busca da cura contra o câncer de mama. A solenidade de abertura foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, com as presenças do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; e dos pró-reitores de Ensino (professora Ivana Ferrante Rebello), Extensão (professor Rogério Othon Teixeira Alves) e de Planejamento, Gestão e Finanças (professora Claudia Luciana Tolentino Santos).

 

O professor Wagner de Paulo Santiago enalteceu a importância da campanha e enalteceu a relevância do Projeto de Extensão Vida- Unimontes, criado desde 2005. “Esse projeto demonstra o verdadeiro papel da Universidade, que, além do ensino e pesquisa, precisa ter extensão – ou seja: levar o conhecimento até a comunidade”, afirmou o reitor.

Ele destacou a dedicação e a sensibilidade da coordenadora do Projeto Vida – Unimontes , professora Claudiana Donato Bauman (Cau Bauman), do Departamento de Educação Física e do Desporto, além de cumprimentar as atendidas pela iniciativa,

Ainda na oportunidade, o reitor salientou que a Unimontes, por meio do Hospital Universitário Clemente de Faria, reforça a prevenção contra o câncer de mama. Ele disse que a orientação à equipe médica do hospital é que, diante de qualquer indício da doença, a paciente seja encaminhada imediatamente para o exame de diagnóstico e início do tratamento em uma unidade especializada, via Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Nesse sentido, o Hospital da Unimontes mantém parceria com o Hospital Dilson Godinho, que oferece atendimento oncológico, conveniado ao SUS.

 

A coordenadora do Projeto de Extensão Vida- Unimontes, professora Claudia Bauman (Cau Bauman), emocionada, destacou a relevância do trabalho de assistência às portadoras do câncer de mama, ressaltando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

 

“O nosso projeto traz a reflexão sobre a necessidade da prevenção do câncer de mama, principalmente, do núcleo das pessoas onde há a possibilidade da doença pela hereditariedade (outros casos na família)”, afirmou a professora Cláudia Bauman. “Mas, também é

Ela lembrou que o “Projeto de Extensão Vida- Unimontes”, atualmente, conta com cerca de 50 assistidas. “Todas são mulheres que tiveram suas vidas tocadas e ressignificadas pelo câncer de mama”, assegurou a professora Caudiana Bauman, vinculada ao Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes.

 

“Temos que enfatizar que há vida após o câncer de mama. A prevenção do câncer de mama é imprescindível e o diagnóstico precoce salva vidas. Mas, é preciso olhar a doença de frente e, principalmente, não perder a fé, não perder a esperança”, afirmou a professora Claudiana Bauman. “O tratamento clínico é essencial. Mas, também existem as terapias complementares, a questão nutricional, a prática de atividades físicas e a parte psicológica são muito importantes”, completa a coordenadora do Projeto Vida.

 

As mulheres da luta pela cura do câncer de mama, atendidas no projeto – cada uma identificada com o nome de uma flor, participam de encontros (duas vezes por semana), realizando exercícios físicos e outras atividades. Elas recebem atendimento gratuito oferecido por profissionais voluntários do projeto, incluindo assistência psicológica, serviço de fisioterapia e tratamento odontológico.

 

Agradecimentos à Unimontes

Durante o evento de abertura da Campanha “Outubro Rosa”, a dona de casa Aparecida Macedo, uma das assistidas pelo Projeto Vida – Unimontes, agradeceu à Universidade pelo apoio. “Agradeço a esta instituição, que está contribuindo com o nosso desenvolvimento físico e mental. O Projeto Vida, além de proporcionar atividade física, nos possibilita, principalmente, alegria de viver e de humanização”, afirmou

 

Aparecida Macedo ressaltou ainda a superação das pacientes. “Estamos aqui para dizer sim à vida. Pois, há vida após o câncer. Estar disposta a viver e compartilhar as coisas é estar em sintonia uma com a outra. É amar, servir e viver em unidade”, concluiu.

 

Livro com “Histórias Lindas de Viver

Ainda durante o lançamento da Campanha Outubro Rosa na Unimontes foi apresentado o livro “No Jardim do Vida – histórias lindas de viver”, de autoria da professora Claudiana Bauman. A obra reúne histórias de mulheres assistidas pelo Projeto Vida – Unimontes, que fizeram do diagnóstico do câncer de mama uma oportunidade para ressignificação de suas vidas e fortalecimento da fé. As ilustrações da capa e contracapa são assinadas pela artista plástica norte-mineira Conceição (Tuca) Melo.

Previous Caged: Micro e pequenas empresas mineiras criaram 79% das vagas de trabalho em agosto
Next Primeira etapa de inscrições para o Vestibular Próprio da Unimontes termina nesta sexta-feira (06)

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *