Banco do Nordeste promove exposição de artistas mineiros em Montes Claros


O Centro Cultural Hermes de Paula, em Montes Claros, recebe a exposição Coleção Banco do Nordeste Norte de Minas: Novas Aquisições, até o dia 28 de abril. A mostra reúne obras de artistas mineiros e está aberta à população para visitas gratuitas, das 8h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Estão expostos trabalhos de Davi de Jesus, Karla Ruas, Leandro Junior, Maria Lira, Yara Tupynambá e do coletivo Mulheres do Jequitinhonha. As obras foram adquiridas pelo Banco do Nordeste e incorporadas ao acervo da instituição, composto por 1.210 peças de arte, 85% delas de autores regionais.

A mostra tem a curadoria de Jacqueline Medeiros e Cecília Gallindo Cornélio. “As obras formam um conjunto exemplar que, uma vez incorporados à Coleção Banco do Nordeste, têm seu campo de circulação ampliado, permitindo o diálogo com outros acervos e, principalmente, o acesso do público à arte produzida em Minas Gerais durante as últimas décadas”, afirma Jacqueline.

 

Obra das Mulheres do Jequitinhonha
Foto de Davi de Jesus

 

A exposição está aberta de segunda a sexta, das 8h às 19h

A partir de diferentes linguagens como a fotografia e pintura, os trabalhos tratam de temas relacionados às questões da terra, raciais, rituais e ancestrais, sublinhando a potência da produção artística do estado que vem despontando no circuito artístico brasileiro.

O superintendente estadual do Banco do Nordeste para Minas Gerais, Wesley Maciel, ressalta que, para a instituição, promover o desenvolvimento regional vai muito além de conceder crédito com qualidade. “Investir na aquisição de obras locais é uma demonstração de fomento direto à produção artística e à construção de uma narrativa sobre a arte regional”, destaca o executivo.

A exposição Coleção Banco do Nordeste Norte de Minas: Novas Aquisições integra a programação de comemoração dos 70 anos da instituição, completados em 2022. Iniciativas semelhantes estão sendo realizadas em todos os 11 estados da área de atuação da instituição.

O acervo do BNB está catalogado e patrimoniado em sistema, seguindo as normas museológicas. As obras de arte que não estão em exibição, encontram-se acondicionadas em uma reserva localizada no Banco do Nordeste Cultural em Fortaleza, mantendo-se todas as exigências de conservação, armazenamento e segurança.

O Centro Cultural Hermes de Paula está localizado na Praça Dr. Chaves, 32, no Centro de Montes Claros.
Banco do Nordeste Cultural

 

O Banco do Nordeste Cultural é uma estratégia de fortalecimento das cadeias produtivas da cultura na área de atuação da instituição, que busca fortalecer sua imagem como agente incentivador do setor cultural. Para isso, as ações do BNB com o segmento são desenvolvidas de forma integrada, envolvendo os Centros Culturais, os acervos artístico, histórico e bibliográfico, a ocupação de equipamentos culturais e o patrocínio cultural, ampliando a disponibilização de atividades nos estados que não possuem equipamentos da instituição.

Previous Reunião do Cimams debaterá os recursos para a saúde dos municípios
Next Doença de Parkinson: Na semana de conscientização, neurocirurgia explica cirurgia de estimulação cerebral profunda

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *