Workshop de Educação Ambiental Empreendedora será realizado em municípios da Serra Geral


Parceria entre Sebrae Minas e Consórcio União leva capacitação para educadores de 15 cidades

 

As cidades de Espinosa, Jaíba e Porteirinha, no Norte do estado, vão receber, de 7 a 9 de agosto, três oficinas sobre Educação Ambiental Empreendedora. As capacitações são gratuitas e direcionadas para profissionais da educação de 15 municípios da região. A iniciativa é do Sebrae Minas, em parceria com o Consórcio União da Serra Geral.

 

O objetivo é disseminar o empreendedorismo, promover a inovação e estimular a consciência ecológica e atuação empreendedora. O público alvo são professores, supervisores, diretores e parceiros das duas entidades. A programação terá o mesmo conteúdo nos três municípios, com atividades das 8h30 às 16h30.

 

No dia 7 de agosto, o workshop será realizado na Câmara Municipal de Jaíba, para educadores da cidade e também de Verdelândia e Matias Cardoso. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla . Já no dia seguinte, as atividades serão em Porteirinha, também na Câmara Municipal. Também serão atendidos profissionais de Janaúba, Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados e Nova Porteirinha. Inscrições neste link .

 

No dia 9 de agosto, será a vez de Espinosa receber a capacitação, que acontecerá no auditório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG). A ação será conduzida para cuidadores de Gameleiras, Catuti, Mato Verde, Monte Azul e Mamonas, além de Espinosa. Interessados ​​em participar devem se inscrever aqui.

 

Durante a programação, cada município deverá indicar uma escola para que seja apresentada e desenvolvida um projeto piloto de educação ambiental empreendedora. “O Sebrae Minas divulga e apoia a iniciativa, oferecendo ferramentas para a construção coletiva de estratégias para serem implantadas nos municípios”, destaca a analista do Sebrae Minas Cleris Bibbo.

 

A coordenadora regional do Meio Ambiente do Consórcio União da Serra Geral, Rosélia Ferreira da Cruz, destaca que é preciso conscientizar os jovens sobre as questões ambientais. “Após essa capacitação, os cuidadores irão desenvolver planos de ação para despertar nos estudantes a consciência ambiental, principalmente, quanto aos resíduos sólidos. Eles precisam compreender que, ao desperdiçar os resíduos, poderão gerar renda e preservar o meio ambiente. A escola é um instrumento transformador”, ressalta.

 

Programação:

 

Dias: 7, 8 e 9 de agosto (Jaíba, Porteirinha e Espinosa, respectivamente):

 

8h30 – Credenciamento

 

9h – Painel 1: Abertura – Apresentação do Projeto de Educação Ambiental empreendedora-

Apresentação e levantamento das expectativas acerca do projeto de Educação Ambiental empreendedora; levantamento e disponibilidades de recursos existentes e apresentação dos objetivos gerais do projeto;

 

9h30 – Painel 2: Planejamento de planos de ações de Sensibilização e mobilização social da comunidade para o sucesso do programa de coleta seletiva, limpeza urbana e educação ambiental

– Roda de conversa para o planejamento das ações

 

10h30 – Pausa para Café

 

11h – Painel 3: Novas tecnologias e valorização dos resíduos

– Revisão dos conceitos ligados ao lixo, sua geração, composição e importância ambiental;

 

12h – Almoço

 

13h – Painel 4: A escola como instrumento transformador e propagadora da Educação Ambiental

– Conscientização acerca das consequências do desperdício de recursos naturais;

– Conscientizar acerca da necessidade de redução do consumo;

– Promoção da atuação constante e silenciosa de cada cidadão a optar por uma conduta mais disciplinada acerca da separação de materiais recicláveis ​​visando o bem coletivo:

– Planejamento de um modelo de plano de Educação Ambiental que privilegia soluções resolvidas para a redução da geração e que privilegia a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos

 

14:30h – intervalo com Coffee Break

15h – Painel 5 : Aplicação prática de diagnóstico da realidade ambiental local e regional

Tópicos a serem observados:

-Desenvolver um processo de ensino/aprendizagem com a adoção de ações participativas e inclusivas adaptadas à realidade das comunidades existentes.

 

16h – Encerramento

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