Secretários de saúde conhecem estrutura assistencial em visita técnica ao HDG 


O Hospital Dilson Godinho (HDG) recebeu na tarde desta terça-feira (21/11), a visita técnica de secretários e profissionais da saúde do Norte de Minas, dentro do 1° Encontro de secretários e profissionais da saúde do Norte de Minas.

A vista técnica ao HDG foi orientada e guiada pelo superintendente Antônio Cezar dos Santos, a diretora administrativa Marla de Almeida Pinheiro e o radio-oncologista Arlen de Paulo Santiago.

“Para o HDG foi um enorme prazer receber secretários e profissionais da saúde de todo o norte do Estado para essa visita técnica. Foi uma oportunidade para que eles pudessem conhecer a nossa infraestrutura e também a nossa assistência. Eles puderam ver como o HDG recebe os seus pacientes, o diferencial na acolhida e no atendimento humanizado. Aqui, os quartos dos SUS são todos equipados com televisores e ares-condicionados para melhor conforto aos pacientes e apenas dois leitos por quarto”, ressaltou o superintendente.

O evento foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) e aconteceu na sede do Conselho Regional de Odontologia de Montes Claros.

Na programação, além da visita técnica aos Hospitais Aroldo Tourinho, Dilson Godinho, Pró-vida e Santa Casa, aconteceram palestras e apresentações das instituições parceiras, cujo tema central foi “As inovações do ecossistema tecnológico nos processos de informatização da saúde pública municipal”.

O 1° Encontro de secretários e profissionais da saúde do Norte de Minas teve como objetivo fortalecer as ações de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde (E-SUS) do Ministério da Saúde (MS), proporcionando aos secretários e profissionais da saúde dos municípios consorciados, novos conhecimentos para serem repassados a toda a equipe multiprofissional.

O momento foi proposto após ser observada a demanda por parte dos profissionais, levando em consideração que a gestão da informação com qualidade é fundamental para ampliar o atendimento à população.

“O objetivo com essa programação é, além de promover o conhecimento, inerente às discussões apresentadas, também estabelecer parcerias e promover a aproximação dos municípios com os hospitais de Montes Claros, visto que a cidade é referência na assistência médica e ambulatorial para cerca de 90 municípios do Norte, Vale do Jequitinhonha e região Central de Minas, além do Sul da Bahia, tanto na rede pública, como na rede privada de saúde”, destacou o secretário executivo do Codanorte, Enilson Francisco.

Edina Maria Santos, secretária de saúde do município de Olhos D’água falou que a visita técnica ao Hospital Dilson Godinho foi um momento importante para que os municípios possam conhecer “in loco” a estrutura hospitalar e assistencial que são diferenciadas no cuidar.

“Para nós gestores, é importe fazer essas visitas técnicas em todos os hospitais, pois só assim, iremos conhecer a logística de cada um. No HDG, podemos perceber a diferenciação entre a humanização e a porta de entrada dos pacientes da Oncologia, sem muita burocracia. Isso para a gente é muito valioso e também importante alinhar junto ao Codanorte para diminuirmos as demandas de cirurgias eletivas há muito tempo represadas em nossos municípios”, finalizou.

Previous Os concluintes de seis cursos de graduação da  Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) se preparam para as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Next Leilão Catuni C3 tem 100% de liquidez

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *