Rural participa de reunião do CCS Agro e debate importantes temas para o Norte de Minas


O Presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique de Carvalho Veloso e o vice, José Moacyr Basso, participaram da reunião do Comitê Consultivo de Sustentabilidade do Agro Mineiro (CCS Agro), realizada em Belo Horizonte, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O coletivo foi criado para alinhamento de normas ambientais e setor rural, entre o Governo de Minas e a Sociedade Civil organizada do Estado.

José Henrique explicou que a audiência foi dividida em duas partes, sendo que uma delas versou sobre a apresentação da reforma administrativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), proferida pela Secretária Marília Carvalho de Melo.
No segundo momento, foi apresentado o Projeto Águas do Norte de Minas (PANM), que mostrou o Estudo da Disponibilidade Hídrica Subterrânea do Norte de Minas Gerais, realizado de 2009 a 2019.

“Esse mapeamento do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM vai direcionar a política de liberação de outorga para 181 municípios do PANM”, destacou José Henrique.

O líder ruralista pediu que os dados levantados na pesquisa sejam orientadores também a execução de ações sociais, como a construção de barragens, curvas de níveis, barraginhas, visando aumentar a reservação de água no Norte de Minas e suprir a carência hídrica na região.
Mata Seca x Mata Atlântica

José Moacyr solicitou empenho dos órgãos que compõem o Comitê para que possam sugerir a mudança da legislação que dispõe sobre a Mata Seca e Mata Atlântica junto ao Governo Federal.

“Nós produtores rurais não podemos mais sofrer com restrições ambientais equivocadas. A Mata Seca não pode ser enquadrada como Mata Atlântica. Precisamos que novas diretrizes sejam definidas, mas quem realmente conheça do assunto seja ouvido”, declarou José Moacyr.

 

Créditos: Izamara Arcanjo/ Divulgação

Previous North recebe o Nacional e convoca a torcida para ajudar na reação
Next Montes Claros recebe, no dia 1º de junho, o Minas Solar 2023

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *