MPMG premia três fundações com o Prêmio Integridade 2022, Fundação Sara é uma das contempladas


O prêmio busca incentivar as fundações mineiras a adotarem as melhores práticas de gestão, governança, integridade e conformidade 

Como forma de confirmar e incentivar as melhores práticas de gestão por instituições, o Ministério Público de Minas Gerais – MPMG realizou a cerimônia de outorga do Prêmio Integridade CAO-TS/MPMG 2022. A primeira edição contou com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAOTS) e da Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig).

As três instituições premiadas foram a Fundação Sara, a Fundação ArcelorMittal Brasil e a Fundação Filantrópica e Beneficente de Saúde Arnaldo Gavazza Filho. O objetivo do prêmio é incentivar as fundações mineiras a adotarem as melhores práticas de gestão, governança, integridade e conformidade.

Fundação Sara recebe Prêmio Integridade.

Para o diretor presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, o prêmio é de grande relevância para a instituição, pois é uma iniciativa do próprio órgão que fiscaliza o terceiro setor. Segundo ele, o Prêmio Integridade vai agregar a imagem da Instituição perante a sociedade, algo muito importante, pois a Fundação Sara sobrevive exclusivamente por meio de doações. “Ter integridade, portanto, é fundamental. Nós queremos o MP ao nosso lado e temos muitos motivos para nos orgulharmos”, ressaltou.

O voluntário fundador da Fundação Sara, Handerson Leônidas, também celebrou muito a vitória da Instituição. “É com muita alegria que recebemos este prêmio. Ele é reconhecimento do profissionalismo da equipe da Fundação Sara e, sobretudo, do direcionamento da sua gestão para integridade, adesão a seus valores, princípios e normas éticas, bem como a devolutiva para a sociedade da realização plena da sua missão com excelência”, destaca.

Presidente da Fundação Sara discursa durante cerimônia.

Sobre o Prêmio

Em fevereiro de 2021, o CAOTS idealizou a implementação do Programa de Integridade no âmbito das fundações privadas no estado, como Plano Geral de Atuação do Ministério Público, exercício de 2021/2022.

Com a parceria da Fundamig, o órgão conseguiu o apoio da Fundação Dom Cabral, que, por meio do Programa Hands on Compliance, capacitou, gratuitamente, diversos colaboradores de cerca de 100 fundações mineiras.

Assim, para motivar ainda mais as fundações privadas do Estado de Minas Gerais, o CAOTS assinou o Acordo de Cooperação Técnica nº 079/2022 com a Fundamig, dessa vez para a criação do Prêmio de Integridade CAOTS/MPMG 2022. A premiação tem o objetivo de reconhecer boas práticas de gestão, governança, integridade e conformidade, adotadas por fundações de direito privado, sediadas no Estado de Minas Gerais.

Sobre a Fundação Sara

A Fundação Sara foi instituída em junho de 1998, na cidade de Montes Claros/MG, com o intuito de oferecer amparo a todas as famílias com crianças e adolescentes com câncer da região. O desejo de criar uma instituição filantrópica nasceu no coração de Álvaro e Marlene, pais da pequena Sara, que durante mais de dois anos lutou para vencer a doença, mas infelizmente não resistiu.

Quem acompanhou a história de luta da família se comoveu e se juntou à causa e, assim, a Instituição foi ganhando força. A missão de oferecer assistência social foi ampliada para outros eixos, como o trabalho de diagnóstico precoce, realizado na região; as significativas contribuições aos hospitais onde as crianças e adolescentes se tratam; e a criação de uma filial na capital mineira, em 2010. Em mais de 24 anos de atuação, já são quase 1.400 famílias amparadas.

Em 2018, 2020 e 2022 a Fundação Sara foi reconhecida pelo Instituto Doar e Rede Filantropia como uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em gestão e transparência. Para saber mais sobre o trabalho da Instituição acesse www.fundacaosara.org.br.

Previous Cimams apresenta o Sim a Coluna 
Next Em noite solidária, MOC América vence confronto direto contra Rede Cuca por 3 a 0 na Superliga

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *