GESTÃO TRIBUTÁRIA


Seminário da Receita Federal e Cimams reúne mais de 200 gestores e técnicos do Norte de Minas

 

Mais de 200 gestores e secretários municipais, vereadores, auditores, fiscais e demais servidores do Norte de Minas participaram na manhã nesta terça-feira (16), em Montes Claros, do 1º Seminário Regional de Gestão Tributária realizado pela Receita Federal do Brasil, com apoio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene – CIMAMS.

 

O auditor-fiscal e delegado da Receita Federal em Montes Claros – Norte de Minas, Andrey Soares de Oliveira, destacou que: “hoje é um dia especial. Nós pensamos nesse projeto há algum tempo, de compartilhamento de ideias, de experiências, e de conhecimento. O intuito da Receita Federal é contribuir de todas as formas possíveis com o desenvolvimento socioeconômico sustentável da nossa região, nosso estado, nosso país. Entramos num aspecto que muitas vezes é negligenciado por falta de conhecimento, por falta de apoio, mas que precisamos debater que é a questão da gestão tributária. Uma boa gestão administrativa, financeira de políticas públicas passa necessariamente por uma boa gestão tributária. E o objetivo deste workshop é oportunizar que todos nós possamos discutir, crescer juntos com a participação dos municípios, contribuindo para esse processo de desenvolvimento social e econômico sustentável continuado, aqui na nossa região.”

 

A assessora especial de Convênios e Políticas Sociais do CIMAMS, Karla Eriely Pereira Magalhães, representando o presidente Valmir Morais de Sá, acentuou que o CIMAMS tem buscado acertar importantes parcerias como a da Receita Federal, em projetos que têm dado resultado para os municípios consorciados. “A realização deste seminário é a oportunidade de receber informações, troca de conhecimentos e aprendizado. O nosso lema é estabelecer essas parcerias para aumentar os caminhos e desenvolver o Norte de Minas, através do processo de formação, capacitação, diálogo e troca de conhecimentos. No ano passado, tivemos uma semana de treinamento em relação aos Fundos Especiais da Criança, Adolescente e dos idosos. O resultado foi positivo, pois tivemos um retorno com a ampliação de mais de 30% na capacidade de arrecadação dos municípios aqui da nossa região.”

 

Michel Lopes Teodoro, auditor-fiscal – Superintendente Regional da Receita Federal do Brasil em Minas Gerais, ressaltou que a presença de mais de 200 pessoas ao evento mostra o interesse de toda região em buscar informações mais esclarecedoras sobre a questão tributária, com diversos temas, apresentando boas práticas de arrecadação para os municípios. Na minha palestra sobre a Receita Cidadã expliquei sobre as mercadorias apreendidas e como elas são transformadas em instrumentos de desenvolvimento regional.

 

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, participou do seminário representando o prefeito de Montes Claros, e enfatizou que este projeto da Receita federal mostra uma maturidade dos órgãos públicos. Cada vez, nós, representantes de órgãos públicos/gestores, quando conseguimos ter relações mais amigáveis e transparentes, mais conseguiremos atrair o cidadão. Sabemos que cobrar tributos é muito difícil, mas temos que mostrar que se não houver arrecadação não tem obras, bem-estar e justiça social para a cidade e os seus moradores. O CIMAMS e a Receita Federal estão de parabéns pela realização deste workshop que é uma oportunidade para que todos os gestores da nossa região tenham acesso ao que há de mais moderno e eficiente em termos de tecnologia, legislação e gestão tributária municipal.

Previous Programa de Gestão destaca o diferencial das vendas na era digital
Next Ações gratuitas para MEI serão realizadas em cinco bairros de Montes Claros

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *