Rotary Clube Leste de Montes Claros faz importante doação para o Hospital Universitário


Reitor conclama a todos por união em prol da Unimontes e do HUCF

Na manhã dessa segunda-feira (16/1), o Rotary Clube Leste de Montes Claros realizou a doação de um freezer vertical e 96 potes de vidro de 300 ml cada, para o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade foi realizada no HUCF, com a presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhado do vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, e dos representantes do Rotary.

O freezer e os potes doados servirão para a captação, recolhimento e armazenamento de leite humano e de mães doadoras para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas genitoras

Na assinatura do termo de entrega do freezer, a presidente do Rotary Clube de Montes Claros Leste, a jornalista Felicidade Tupinambá, ressaltou a importância da ação social que o Rotary há 31 anos realiza junto à comunidade local.

“Hoje, completamos 31 anos de trabalho ininterrupto que o Rotary Clube de Montes Claros Leste desenvolve na sociedade de Montes Claros. O nosso clube foi o primeiro a aceitar mulheres que sempre foram protagonistas em nossa história. Temos orgulho em ter ajudado tantas associações que precisaram, entre elas, o HUCF. Essa não é a primeira e nem será a nossa última ajuda neste hospital. Estamos abertos para novas parcerias com o hospital”, destacou.

Ela lembrou que, anualmente, a Fundação Rotária lança editais para que os rotarianos possam encaminhar projetos com demandas da comunidade a serem apoiados pela instituição. Salientou que, recentemente, teve conhecimento, por meio de reportagem da Inter TV Grande Minas, que o posto de coleta do HUCF reivindicava mais um freezer para aumentar sua capacidade de atendimento.

“Não pensamos duas vezes em apresentar o projeto para aquisição do equipamento junto à Fundação Rotária para tal sua relevância. E fomos prontamente atendidos”, relatou Felicidade Tupinambá.

“Nossa missão é servir. Nesse sentido, creio que nos assemelhamos à Unimontes e queremos estabelecer novas parcerias”, afirmou a presidente do Rotary Clube Montes Claros Leste, lembrando que a sua sucessora na presidência da entidade, Irany Gomide Miranda, é servidora da Universidade.

Reitor enaltece “bonito gesto” e conclama por ação conjunta

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, agradeceu ao Rotary Clube Montes Claros Leste pela doação e pelo “bonito gesto” em favor da humanização do atendimento do Hospital Universitário. Ele também aproveitou a ocasião e agradeceu o empenho e dedicação de todos os servidores do HUCF.

“Este é o momento de construir a Unimontes que sonhamos. Acredito que vamos elevar o protagonismo da Unimontes com o coleguismo, companheirismo e com a união com sociedade civil, que está nos ajudando”, afirmou o reitor.

“Queremos trabalhar com uma equipe unida e coesa, que venha lutar pela Unimontes e pelo Hospital Universitário. Conclamamos a todos que nos ajude a construir a universidade que cada um sonha”, completou.

Na oportunidade, o professor Wagner Santiago destacou a importância da ação do Rotary Montes Claros Leste, salientando que a instituição deu um grande exemplo de parceria com o HUCF.

“Meus dois filhos precisaram de leite humano. Eu sei a importância que é um posto de coleta de leite humano e a diferença que faz na vida de milhares de crianças que são beneficiadas. Nosso carinho ao Rotary Clube de Montes Claros Leste que sempre foi parceiro da Unimontes e mais uma realiza uma importante doação para que o nosso HUCF possa ampliar ainda mais o atendimento de bebês prematuros ou de baixo peso”, explicou.

Por sua vez, o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, ressaltou a importância da doação para ajudar a ampliar a assistência à população. “Convidamos a todos, servidores, professores, comunidade acadêmica e comunidade externa. Venham abraçar essa causa. A causa da Unimontes é de todos nós”, afirmou o professor Dalton.

Ele lembrou que o HUCF “é uma referência em todo o Norte de Minas”, sendo o único hospital de Montes Claros com atendimento gratuito, 100% SUS, e que atende a uma população estimada em mais de 1,5 milhão de pessoas.

Números do Posto de Coleta de Leite Humano do HUCF

A Maternidade Maria Barbosa, do Hospital Universitário Clemente de Faria, é reconhecida pela excelência no atendimento às puérperas e recém-nascidos. Este reconhecimento também abrange o trabalho de promoção e incentivo ao aleitamento materno.

O Hospital da Unimontes recebeu, em dezembro de 2021, o Certificado da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) que reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade na luta e dedicação à Promoção e Apoio ao Aleitamento Materno. O serviço é voltado para a orientação, recolhimento e captação de leite para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães.

Com atendimento gratuito, bancado 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HUCF integra uma rede de 301 hospitais do país certificados com o título de “Hospital Amigo da Criança”, que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Atualmente, o Brasil possui ainda 222 bancos de leite humano e 219 postos de coleta, entre eles a unidade do HUCF.

Ampliação da coleta de leite materno e dos atendimentos

Dados levantados pela Maternidade Maria Barbosa mostram a ampliação e a melhoria das atividades do posto de coleta de leite humano do HUCF em 2022, com ampliação da coleta de leite humano e do trabalho desenvolvido junto às mães doadoras.

Os números positivos ressaltam a importância e a necessidade de ampliar o estoque para atender ainda mais recém-nascidos que precisam do leite materno desde os primeiros dias de vida até pelo menos dois anos, como preconiza o Ministério da Saúde (MS).

Em todo o ano passado foram coletados 648,92 litros de leite materno, com um crescimento de 21,04% em relação a 2021 (quando foram coletados 563,08 litros de leite humano). Em 2022, o Posto de Coleta Humano do Hospital Universitário realizou 1.167 atendimentos individuais, com um aumento de 30,5% em relação ao ano anterior (1.177).

Houve uma grande elevação nos atendimentos em grupo dentro da Maternidade Maria Barbosa, que saíram de 642 em 2021 e passaram para 1.777 em 2022 (variação de 176,79%). O aumento do benefício para os recém-nascidos da UTI Neonatal do hospital também foi significativo: saiu de 214 atendidos em 2021 para 266 no ano passado (alta de 22,90%).

A quantidade de leite materno recolhida de doadoras diretamente no posto de colega do HUCF subiu de 476,47 litros (2021) para 504,128 litros (2022).

Ainda em 2022, foram realizadas 740 visitas domiciliares (crescimento de 3,93% em relação ano anterior), 256 doadoras cadastradas, 266 receptores e 504,128 litros chegaram aos recém-nascidos através das mães voluntárias.

Previous Termina no dia 31 de janeiro o prazo para adesão ao Simples Nacional
Next Confiança dos pequenos negócios mineiros em dezembro foi a menor do ano

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *