Gestão superior da Unimontes lamenta morte do ex-deputado Cleuber Carneiro, benfeitor da Universidade


O ex-deputado (estadual e federal) Cleuber Brandão Carneiro, de 84 anos, faleceu nesta segunda-feira (15/04), em Belo Horizonte, onde estava internado. O corpo será velado a partir das 12 horas desta terça-feira (16/04), em Januária, onde acontecerá o sepultamento no cemitério local, às 9 horas desta quarta-feira (17/04).

A gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nota de pesar pelo falecimento do ex-deputado Cleuber Brandão Carneiro, benfeitor da instituição. Na nota, assinada pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, é ressaltada a contribuição do ex-parlamentar ao ensino superior do Norte de Minas ao longo de sua vida pública.

“Profundamente consternados, reitor, vice-reitor, demais integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos e acadêmicos lamentam a inestimável perda e reconhecem a elevada contribuição oferecida pelo parlamentar ao desenvolvimento do ensino superior do Norte de Minas, especialmente em Januária, sendo um grande benfeitor para a instalação e consolidação do campus da Unimontes no município”, diz a mensagem.

Na nota, é lembrado que o ex-deputado Cleuber Brandão Carneiro teve destacada participação no processo de transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) na atual Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Constituição Mineira, promulgada em 15 de setembro de 1989.

Após a estadual e o reconhecimento federal da instituição superior, ele atuou efetivamente na expansão das ações da Universidade para fora de sua sede, especialmente, especialmente, em Januária, onde contribuiu na articulação para a transferência de área da Codevasf para a instalação do campus da Unimontes naquele município. Destinou recursos de emenda parlamentar para a construção do prédio de três andares para sediar os cursos do Campus, além da estrutura do Laboratório do Exercício do curso de Educação Física e da estrutura do Centro de Arte, Cultura, Música e Turismo Professora Zizi Aquino.

Na nota é lembrado ainda que, entre outras ações, o ex-deputado ajudou a viabilizar junto ao Ministério das Comunicações a concessão da Rádio Universitária (101,1 FM) à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Norte de Minas (Fadenor).

“O ex-deputado Cleuber Brandão escreveu seu nome, de forma indelével, na criação e na história de expansão da Unimontes no Norte de Minas. A nossa gratidão e nossas mais sinceras manifestações de sentimento à família enlutada”, conclui a nota.

Carreira

Cleuber Brandão Carneiro foi vereador e prefeito de Januária na década de 1970 e exerceu cinco mandatos de deputado estadual (1979 a 1998) e dois mandatos na Câmara Federal (1999 a 2007). Também advogado, professor e produtor rural, com base eleitoral no Norte de Minas, Cleuber Carneiro teve atuação destacada na Assembleia Legislativa, da qual foi vice-presidente (1989/1990).

 

Crédito: Paula Leão

Previous Banco do Nordeste integra programa Terra da Gente com oferta de crédito a assentados da reforma agrária 
Next Grão Mogol vira exemplo de transformação do turismo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *