“Expedição Geraizeiros” explora a riqueza gastronômica do Cerrado


O Cerrado, além de sua importância ambiental, também é conhecido por sua vasta oferta de produtos que enriquecem a gastronomia, sendo o pequi um dos mais emblemáticos. Com o intuito de pesquisar e documentar o potencial gastronômico desse bioma, bem como sua riqueza cultural, foi lançada a “Expedição Geraizeiros”. Esta iniciativa percorrerá diversos municípios do Cerrado mineiro, explorando suas tradições culinárias e os produtos do extrativismo.

A primeira fase da expedição está programada para ocorrer de 25 de março a 1º de abril, abrangendo oito municípios do Norte de Minas. O itinerário inclui o Distrito de Barra do Guaicuí, em Várzea da Palma, seguindo até Pedras de Maria da Cruz, passando por Pirapora, Ibiaí, Ponto Chique, São Romão, São Francisco e Campo Azul, este último conhecido por muitos como a região do melhor pequi do mundo.

Idealizada pelo empreendedor e agente cultural Fred Rocha, juntamente com as chefs de cozinha Bernadete Guimarães e Juliana Dourado, a expedição conta com o apoio do Núcleo do Pequi do Norte de Minas. Este núcleo, sediado em Montes Claros, tem como missão fortalecer as comunidades agroextrativistas da região, estimulando a geração de renda com o aproveitamento sustentável do pequi e outros produtos do extrativismo.

Durante a expedição, será produzido um documentário que mostrará as experiências das comunidades, suas tradições, conhecimentos e práticas culinárias. O objetivo é valorizar e divulgar a cultura das comunidades tradicionais do Cerrado, enriquecendo assim o conhecimento sobre a gastronomia regional e sua conexão com o meio ambiente.

A “Expedição Geraizeiros” tem como público-alvo os povos tradicionais antropologicamente reconhecidos pela Política Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais, conhecidos como “geraizeiros”. Esses grupos habitam os campos gerais do Norte de Minas Gerais e se adaptaram com sabedoria às características do bioma do Cerrado, explorando suas possibilidades de produção.

Ao promover essa expedição, os organizadores buscam não apenas valorizar a cultura local, mas também conscientizar sobre a importância da preservação do Cerrado e da sustentabilidade em suas práticas de aproveitamento dos recursos naturais.

Informações da Expedição:

  • Data: De 25 de março a 1º de abril de 2024
  • Locais Visitados: Várzea Palma (distrito de Barra do Guacuí), Pirapora, Ibiaí, Ponto Chique, Campo Azul, São Romão, São Francisco e Pedras de Maria da Cruz.
Previous Procon Regional CIMAMS e MP Itinerante percorrem Polos do Norte de Minas
Next Comida di Buteco 2024: Celebrando a Cultura dos Bares e Botecos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *