Congresso Internacional da Unimontes terá apoio da Fapemig


Evento terá como tema “Educação e Sustentabilidade” e será realizado de 24 a 27 de setembro

O “II Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes: Educação e Sustentabilidade”, previsto para o período de 24 a 27 setembro de 2024, contará com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A proposta da Universidade Estadual de Montes Claros foi aprovada no âmbito da Chamada 05/2023 da Fapemig – Organização de Eventos – OET.

A importância da aprovação da proposta da Unimontes no edital da Fapemig foi ressaltada pela presidente do Congresso, professora Maria das Dores Magalhães Veloso, pró-reitora de Pesquisa da instituição. “A aprovação no âmbito de edital da Fapemig do “II Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes: Educação e Sustentabilidade” é de extrema importância. O apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais permite a realização do congresso, com o custeio de despesas com infraestrutura, palestrantes, divulgação, entre outros”, observa a pró-reitora e presidente do Congresso.

“A aprovação pela Fapemig dará maior visibilidade ao congresso, não somente no contexto regional, mas também nacional e até internacional. Isso pode atrair participantes e contribuições de diferentes partes do mundo, enriquecendo o debate e as discussões e consequentemente, além de fortalecer os resultados relacionados aos temas abordados no evento que serão aplicados nos níveis institucional e regional”, avalia a professora Maria das Dores Magalhães Veloso.

O suporte da Fapemig ao evento é enaltecido também pelo pró-reitor de Pós-Graduação da Unimontes, professor Marlon Christian Toledo Pereira. “O apoio da Fapemig a eventos técnico-científicos, como o II Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes, é de suma importância para a pós-graduação da instituição”, disse o pró-reitor.
“Esse suporte permite a promoção de um ambiente de discussão e intercâmbio acadêmico de alto nível, proporcionando oportunidades para a divulgação de pesquisas inovadoras, estímulo à produção científica, fortalecimento de redes de colaboração e atração de renomados palestrantes nacionais e internacionais”, avalia.

Além disso, acrescenta o professor Marlon Toledo Pereira, a parceria da Fapemig “ contribui para a formação de recursos humanos qualificados e o desenvolvimento de novas abordagens e práticas educacionais, enriquecendo o ambiente acadêmico e fomentando o avanço do conhecimento na área da educação e inovação”.

Outros eventos apoiados

A Fapemig recebeu 98 propostas no âmbito do Edital “Organização de Eventos – OET”, das quais 56 foram aprovadas. Da Universidade Estadual de Montes Claros, além do II Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes: Educação e Sustentabilidade, foram aprovadas no edital da Fapemig as propostas do XV Congresso Nacional de Pesquisa em Educação (Coped): “educação em (Re) Construção: desafios para a democracia e a formação de professores(as)”, organizado pelo Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE); e o I Encontro Nacional de Geografia: a Geografia Regional – ENGeR: “Perspectivas globais na região” / XIII Encontro Regional de Geografia / VII Colóquio Cidade e região”.

Fotos/legenda: Abertura 1º Congresso Internacional da Unimontes

Previous FENICS é a maior vitrine das potencialidades no Norte de Minas
Next Governador Romeu Zema destaca desempenho da Unimontes em avaliação do MEC

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *