Saiba o que é a diástase, problema comum entre as mulheres


Nesta semana a Youtuber Lore Improta, esposa do cantor baiano Léo Santana, usou as redes sociais para dividir com as seguidoras – e também alertá-las – sobre um problema muito comum entre as mulheres, mas que não recebe a atenção necessária: a diástase abdominal.

A dançarina teve a primeira filha há pouco tempo, e contou que precisou ficar três meses sem fazer abdominais por causa do problema. A fisioterapeuta pélvica Jara Gabrielle explica que a diástase ocorre, geralmente, após o parto, mas também acomete pessoas com obesidade.

“O que ocorre é o afastamento dos músculos, causando flacidez e dor lombar. O enfraquecimento da musculatura, devido ao crescimento da barriga, que ocorre durante a gravidez, ou pela rápida perda de peso em pacientes obesos que passam pela cirurgia bariátrica”, esclarece.

Mesmo que as mamães realizem dieta e exercícios físicos após o parto, é preciso ter atenção especial com o abdômen, pois ele pode não voltar ao normal. “Os músculos abdominais são formados por duas partes verticais, que se unem na região central do  abdômen. Como a gestação provoca o alongamento dos músculos, pelo crescimento da barriga, eles podem se separar”, explica Jara Gabrielle.

Além da deformação estética, o problema causa dores nas nádegas, costas e pernas. “A fisioterapia pélvica vem para fortalecer toda essa região, e corrigir a diástase, além de acabar com outro problema muito comum durante a gravidez ou mesmo fora dela, e que também foi enfrentado pela Lore Improta: a perda de urina”, alerta a fisioterapeuta.

A prática regular de atividade física, manter a postura correta e o foco em exercícios que fortalecem a parede abdominal são dicas para evitar a diástase. “Se ela acontecer, é preciso procurar ajuda profissional para diagnosticar corretamente o problema, que precisa ser tratado de acordo com a complexidade”, finaliza Jara Gabrielle.

Previous 49ª Expomontes
Next MEI terá novo valor de contribuição a partir de fevereiro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *