Palestra com especialista em Educação Digital é destaque no evento


A Universidade Estadual de Montes Claros realizou nesta terça-feira (24/10), a abertura oficial do I Congresso Internacional de Educação e Inovação – “educação digital: transformando pessoas e lugares”, presidida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, junto do vice-reitor da Unimontes e superintendente do Hospital Universitário (HU-Unimontes), professor Dalton Caldeira Rocha, na quadra 1 do campus-sede. O Congresso será promovido no período de 24 a 27 de outubro, de forma híbrida em Montes Claros e nos demais campi da Universidade.

O evento contou com apresentação do Grande Coral, formado pelo Grupo Lirais do projeto CEM da Unimontes e do Coral Universitário, regido pela professora Maria Amélia Castilho Feitosa, com estreia da Orquestra Experimental de Câmara da Unimontes, formada em agosto de 2023, com regência geral é da professora Maristela Cardoso.

A Pró-reitora de Pesquisa da Unimontes e presidente da comissão organizadora do Congresso, professora Maria das Dores Magalhães Veloso destacou a união de todos para realização do Congresso e chamou atenção para o tema central: “Por ser a Educação Digital um tema atual e que marca uma mudança na prática do ensino e da pesquisa torna-se necessário uma ampla discussão para que o ensino seja mais inclusivo e de qualidade para todos”, disse a pró-reitora de Pesquisa da Unimontes.

O reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo abordou a evolução digital e o papel da universidade nesses novos tempos. “Na Unimontes, estamos cientes de que o mundo está em constante evolução, impulsionado pela rápida transformação digital que permeia todos os aspectos de nossas vidas. A tecnologia está revolucionando a maneira como aprendemos, ensinamos, trabalhamos e nos conectamos com o mundo ao nosso redor.”

Ele também destacou a importância da união da Universidade e da comunidade em geral para que a Unimontes se torne ainda mais uma referência no ensino superior em Minas Gerais e no mundo. “Hoje, reunimos aqui não apenas representantes de diferentes lugares do mundo, mas também pessoas que compartilham a paixão e o compromisso com a educação digital. Nossos palestrantes e participantes estão unidos por um objetivo comum: a busca incessante pelo aprimoramento da educação, da formação de cidadãos críticos e da construção de um futuro melhor” destacou o reitor Wagner de Paulo Santiago.

O evento contou ainda com presença do Vice-Prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Norte de Minas, professor Edinei Canuto Paiva, representando a Reitoria do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva, Diretora da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, professora Maria Levimar Viana Tupinambá, representado o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas Delegado federal Cláudio Moisés Rodrigues Pereira, representado o delegado chefe da Polícia Federal, Gilvan de Paula Delegado Adjunto da Receita Federal, auditor fiscal Gilmar da Silva Medeiros Promotor de Justiça, Guilherme Roedel Fernandez Silva Tenente Josué Aguiar, representando o comandante do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Rubens Fernandes de Oliveira Presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, professor Heberth Alcântara Ferreira Primeiro Congresso Internacional de Educação e Inovação da Unimontes, a Pró-Reitora de Pesquisa, professora Maria das Dores Magalhães Veloso
Roselaine Medeiros, representando a assessora de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Educação, professora Leandra Felícia Martins pró-reitores, diretores de centros, servidores técnico administrativos, acadêmicos, imprensa e convidados.
A Conferência de Abertura do Congresso: Os impactos da Educação Digital em pessoas e lugares foi ministrada pelo conferencista professor doutor José Manuel Moran da Universidade de São Paulo USP), escritor e pesquisador de projetos inovadores na educação como o Projeto Escola do Futuro na mesma Universidade. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. “Eu sou híbrido, sou alguém que gosta do papel e do digital. Minha percepção de mundo começou a mudar, quando conheci a internet em 1988, e as possibilidades de comunicação remota e pesquisa em vários lugares do mundo. A partir disso, comecei a pensar com outros pesquisadores sobre como seria o futuro da escola quando tudo estivesse conectado. Assim nasceu o projeto Futuro da Escola”, relata o professor José Manuel Moran.
Presenças
Também participaram da abertura autoridades civis e militares: o vice-prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Augusto Guimarães Oliveira; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Norte de Minas, professor Edinei Canuto Paiva (representando a Reitoria do IFNMG, professora Joaquina Aparecida Nobre da Silva); a diretora da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros, professora Maria Levimar Viana Tupinambá (representando o Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas); o delegado federal Cláudio Moisés Rodrigues Pereira (representando o delegado chefe da Polícia Federal, Gilvan de Paula); o delegado Adjunto da Receita Federal, auditor fiscal Gilmar da Silva Medeiros; o Promotor de Justiça, Guilherme Roedel Fernandez Silva; o tenente Josué Aguiar (representando o comandante do Sétimo Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel Rubens Fernandes de Oliveira) o presidente da 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, professor Heberth Alcântara Ferreira e Roselaine Medeiros, representando a assessora de Ensino Superior da Secretaria de Estado de Educação, professora Leandra Felícia Martins
Congresso
Na programação do evento estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas, e apresentações de trabalhos científicos sediados no Campus-sede da Unimontes, no sistema híbrido com atividades presenciais e online, nos campi de Almenara, Brasília de Minas, Januária, Janaúba, Salinas, São Francisco, Paracatu, Pirapora e Unaí. As palestras terão participação de convidados da França, Espanha e de Portugal, além do Brasil.
Foram recebidas as inscrições de 1902 trabalhos científicos submetidos à comissão organizadora para serem apresentados durante o evento nas seguintes áreas do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e outras, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Computação e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Sociais Aplicadas.
O congresso também conta com a 11ª Edição da Feira de Economia Popular Solidária: Valorização do poder popular e da diversidade regional com participantes de Montes Claros e região, comidas típicas, artesanato, apresentações musicais, Núcleo do Pequi e produtos regionais está sendo realizada até 26 de outubro, no campus- sede, entre às 10:00 e 19:00 horas.
A promoção do I Congresso Internacional da Unimontes conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Receita Federal, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), da Prefeitura de Monte Claros e de outros parceiros.
Acompanhe o I Congresso Internacional pelo site oficial do evento: www.congresso.unimontes.br e também pelo youtube da Unimontes.

Previous HDG é vice-campeão no 1º Campeonato Relâmpago da Saúde de Futebol Society 
Next SANTA CASA MONTES CLAROS OFERECE 500 EXAMES DE PSA GRATUITOS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *