Copa Cidade Montes Claros de Handebol reúne mais de 300 atletas


Competição foi realizada nesse fim de semana no ginásio Ana Lopes, com a participação de equipes de Montes Claros, Jaíba, Janaúba, Pirapora e Itacarambi

Fotos: Divulgação

Mais de 300 atletas participaram da Copa Cidade Montes Claros de Handebol, realizada nesse fim de semana, no ginásio Ana Lopes. O torneio, disputado na categoria Infantil e Juvenil (Masculino e Feminino), foi promovido pela Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), pela Federação Mineira de Handebol (FMH), com apoio do Colégio Padrão e Prefeitura de Montes Claros através da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.

A competição foi criada para fomentar a prática da modalidade na região, com a participação de equipes das cidades de Montes Claros, Jaíba, Janaúba, Pirapora e Itacarambi. Os jogos aconteceram no ginásio Ana Lopes e na quadra da Praça Orpheu Froes.

Na Chave A do Juvenil feminino, estiveram o Colégio Sólido (Montes Claros) Colégio Tiradentes (Montes Claros) e o Handebol Janaúba. Do outro lado, ficaram o Colégio Prêmio (Janaúba), AEESB (Montes Claros) e o Napoly (Itacarambi).

Grupo A do Juvenil Masculino, EVB (Jaíba), Colégio Tiradentes (Montes Claros), Barranqueiro (Pirapora) e AEESB (AEESB) duelaram. Na Chave B, estão no páreo o Colégio Prêmio (Janaúba), o Handebol (Janaúba), Napoly (Itacarambi) e Colégio Sólido (Montes Claros).

O vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, esteve presente no evento de abertura e comemorou a execução dos projetos. “Primeiro, parabenizar a Fran, o Luiz, presidente da Federação Mineira de Handebol pela importância que eles trazem a Montes Claros. O Handebol, uma das principais modalidades praticadas em Montes Claros, já formou belíssimos times e pessoas que são sucess”, diz.

Guilherme, ainda, frisa a representatividade do desporto para com município. “Quando vemos pessoas buscando jogar e trazê-las Montes Claros, só eleva o nome da cidade. A prefeitura sente-se muito honrada de estar neste momento como apoiadora desse evento. Esperamos que essa modalidade cresça cada vez mais”, concluiu.

Técnico Colégio Prêmio, Nilton Celestino conta que há uma dificuldade de realizar na cidade torneios na cidade onde mora. A copa veio como um incentivo para os atletas. “Devido à pandemia, pararam as competições. Parabenizamos a Francis por esta iniciativa. Uma competição que está agregando várias cidades. Itacarambi e Janaúba. É um momento de alcançar as competições e crescer o Handebol na nossa região”, disse.

Já a atleta comandada por Nilton, Nicole Geovana, fala sobre a interação com os demais praticantes da modalidade. “Está sendo muito legal até mesmo para socializar, fazer novas amizades e ter novas experiências. É muito bom ter vindo de longe pra jogar, representar a cidade e ter o mérito de jogar aqui”, conta.

Bernardo Luiz é do Colégio Pilares, de Jaíba. Além de poder levar o nome da cidade para outras fronteira, ele ressalta o papel da copa em construir vínculos. “A viagem foi bem tranquila animada, com muita diversão no ônibus e no alojamento. É muito boa essa interação, a gente socializa mais e acaba aproveitando para conhecer novas pessoas. Acho muito importante para o jovem construir uma relação com todo mundo”, destacou.

A modalidade mais vitoriosa

Para o gestor da AEESB, Andrey Souza, a entidade abraçou a modalidade coletiva mais vitoriosa para dar estrutura e fomentar a prática em toda a região. “Buscamos assumir algumas questões, principalmente buscar um patamar diferente para o Handebol. Essa competição dá oportunidade da gente disseminar o Handebol, a modalidade mais praticada no âmbito escolar no mundo. Aqui, agora, em Montes Claros, com um novo gás. Ttomara que tenhamos aqui um sucesso da competição e, futuramente, atletas representando no cenário nacional”, argumentou.

Presente na copa, o presidente da FMH, Luiz Fernando Andrade, aproveitou para conversar com integrantes dos projetos das cidades circunvizinhas e falar como funciona os trabalhos da federação.

Estamos em Montes Claros para o fortalecimento do Handebol nessa região e, consequentemente, apoiando e executando a primeira Copa Cidade Montes Claros de Handebol. É uma iniciativa muito bacana, tem uma quantidade expressiva de participação, tivemos uma abertura com a quadra lotada. Para nós, gestores do Handebol do estado de Minas, é uma alegria a modalidade sendo desenvolvida, bem executada e tendo uma quantidade grande de atletas”, frisou.

Raphael Holanda é ex-atleta e um dos apoiadores do esporte com Simbora Show, realizando a divulgação dos principais campeonatos promovidos na cidade. Sempre gostamos de estar próximos do pessoal aqui. Mexemos com eventos, sons, cobrindo show aqui da cidade e entendemos que o Handebol é um show à parte”, detalhou.

Previous Subsecretário Bruno Araújo visita Unimontes e conhece projetos da área de pesquisa, tecnologia e inovação da instituição
Next Mirabela adere à paralisação dos Municípios

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *