BR 251


SUPERINTENDENTE DA SANTA CASA MONTES CLAROS REÚNE COM PREFEITO DE FRANCISCO SÁ E DIRETOR DE HOSPITAL MUNICIPAL PARA AGILIZAR ATENDIMENTO À VÍTIMAS DE ACIDENTES DE GRANDE PROPORÇÃO

Por Ana Paula Paixão

Foto Divulgação
                                                                                                                                                                                                                  

Em reunião realizada hoje (23), o superintendente da Santa Casa Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, discutiu com o prefeito de Francisco Sá, Mário Osvaldo, um fluxo que agilize o atendimento de pacientes vítimas de acidentes de grande proporção na BR-251.

A região do norte de Minas ocupa uma posição estratégica, uma vez que é o segundo maior entroncamento rodoviário do país. “Por aqui temos várias rodovias como BR-135, BR-365, MG-122 e BR-251, que conecta o norte de Minas à BR-116 (Rio-Bahia). Além disso, tem o fato da 251 ser considerada muito perigosa devido a falta de estrutura adequada para comportar o grande fluxo atual. Isso, infelizmente, vem transformando a 251 em palco para diversos acidentes”, afirma Maurício Sérgio.

Nas últimas duas semanas, conforme informações divulgadas pela assessoria de comunicação do Samu, ao menos 7 acidentes graves ocorreram na 251, resultando em 6 óbitos e dezenas de feridos. Entre as ocorrências, estão acidentes envolvendo carretas, caminhões, engavetamentos, carros de passeio e van.

De acordo com o superintendente, a ideia discutida na reunião é criar um fluxo mais próximo entre as equipes das instituições para dar suporte mais de perto ao hospital de Francisco Sá. “A maioria dos pacientes é encaminhada para hospitais em Montes Claros, com uma grande parcela sendo direcionada ao Pronto Socorro da Santa Casa. Embora alguns sejam inicialmente tratados no hospital de Francisco Sá, é comum que, após alguns dias, sejam transferidos para o Pronto Socorro da Santa Casa, que é referência em traumatologia na região”, explica.

O superintendente reforça que a ideia é tentar alinhar o atendimento entre as equipes para que o paciente em Francisco Sá tenha um suporte de avaliação diretamente com a equipe em Montes Claros antes que seja  encaminhado para transferência. “O objetivo é, quando possível, descentralizar o atendimento, contribuindo para a diminuição de situação de superlotação do Pronto Socorro da Santa Casa  e, consequentemente, oferecer um atendimento mais humanizado a essas vítimas sem que precise de deslocamento”, ressalta Maurício Sérgio.

Também participaram da reunião a Secretária Municipal de Saúde de Francisco Sá, Mônica de Jesus Ramos, Diretora Administrativa do Hospital de Francisco Sá, Cecília Dias Cardoso, e Dr. Leandro Jaime Barreto, Diretor Clínico. Além do Diretor de Negócios e Marketing da Santa Casa Montes Claros,  Leandro Sarmento e da Coordenadora do Pronto Socorro da Santa Casa, Silvânia Paiva.

Previous Banco do Nordeste atinge recorde de R$ 58,5 bilhões em contratações de operações de crédito em 2023 (+27,1%)
Next Norte de Minas conta com 7 projetos finalistas no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *