O seminário é promovido pela RPENSAM, integrada pela Unimontes, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (ENCE/IBGE), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A rede conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Os interessados devem se inscrever pelo link https://sites.google.com/view/
O III Seminário Interinstitucional terá como eixos temáticos “Território e Clima: diagnóstico regional e desafios ambientais”, “Produção e Agroecologia: técnicas de campo e sustentabilidade econômica” e “Sociedade, Gênero e Desigualdades no Semiárido Mineiro”. O objetivo é fortalecer o intercâmbio entre diferentes áreas do conhecimento, ampliando o debate sobre os processos sociais e econômicos que determinam as condições de vida dos agricultores familiares do semiárido mineiro.
A programação inclui conferências e mesas-redondas. Mais informações podem ser obtidas pelos links https://sites.google.com/view/
A RPENSAM tem como proposta estruturar e implementar uma rede de pesquisa em interação com instituições de formação profissional, promoção social e extensão rural, considerando suas demandas e problemáticas para complementar a agenda de pesquisa estabelecida pelos investigadores. A iniciativa baseia-se na interpretação dos processos sociais e econômicos que determinam a condição de vida dos agricultores familiares do semiárido mineiro, tanto em função de variáveis econômico-financeiras e pressões produtivas e tecnológicas quanto a partir da análise de processos relacionados ao âmbito decisório das famílias.
No Comment