Reitor da Unimontes recebe título de Cidadão Honorário de São Francisco


O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, recebeu o título de Cidadão Honorário do município de São Francisco, na noite de sexta-feira (17/04), em solenidade realizada na Câmara Municipal.

A honraria foi concedida por meio de requerimento do vereador José Adilson Ferreira da Silva (Dil Ferreira) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares da Casa. A sessão foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Ramiro Ferreira Lima, e reuniu autoridades, lideranças locais, representantes da comunidade acadêmica e moradores do município.

Compuseram a mesa solene, ao lado do proponente e do presidente da Casa, o reitor Wagner de Paulo Santiago, o deputado estadual Arlen Santiago e o prefeito de São Francisco, Miguel Paulo Souza Filho.

Após a entrega do diploma, o reitor foi homenageado por acadêmicos, servidores e representantes da Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor), além de familiares e membros da comunidade local, em reconhecimento aos mais de 30 anos de dedicação à educação superior e à Unimontes.

Em seu discurso, Wagner Santiago destacou a emoção pelo reconhecimento e reafirmou o papel transformador da educação pública:

“Recebo este título com o coração transbordando de alegria. Esta não é uma conquista apenas minha, mas de toda a comunidade da Unimontes. A educação transformou a minha vida, e é por meio dela que seguimos transformando realidades.”

O reitor também agradeceu ao proponente do título e aos demais parlamentares pela homenagem:

“Agradeço ao vereador Dil Ferreira pela iniciativa e a todos os vereadores desta Casa pela aprovação generosa. Passo, a partir de agora, a ser também filho desta terra, o que aumenta ainda mais a minha responsabilidade com o desenvolvimento de São Francisco.”

Ainda em seu pronunciamento, o professor Wagner Santiago ressaltou a presença e a importância da Unimontes no município, onde a universidade mantém campus com oferta dos cursos de Letras/Português e Matemática, contribuindo diretamente para a formação de profissionais e o fortalecimento da educação básica na região.

Ele destacou ainda que a instituição seguirá investindo na expansão de ações de ensino, pesquisa e extensão no município:

“São Francisco tem um papel muito importante na história da nossa universidade. Vamos continuar trabalhando para ampliar oportunidades, fortalecer o campus e trazer ainda mais avanços para a população.”

O vereador Dil Ferreira, autor da proposta, destacou que a homenagem representa o reconhecimento do impacto do trabalho do reitor na região:

“Esta homenagem não é apenas simbólica, mas um reconhecimento ao trabalho sério e comprometido que tem impactado diretamente a vida da população. O professor Wagner tem contribuído de forma significativa para o fortalecimento da educação e o desenvolvimento do nosso município.”

A solenidade também contou com manifestações de autoridades e lideranças, que ressaltaram a atuação da Unimontes como instituição estratégica para o desenvolvimento do Norte de Minas, especialmente em municípios do interior, como São Francisco.

 

A concessão do título de Cidadão Honorário reforça a ligação histórica entre a universidade e o município, marcada pela formação de profissionais, produção de conhecimento e ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

Fotos: Neto Macedo

Previous Unimontes segue com inscrições abertas para o V Encontro Norte-Mineiro de Serviço Social
Next Museu da Unimontes exibe “A Voz de Deus”,

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *