Professores da Unimontes foram contemplados com Intercâmbio Internacional em Portugal


 

A proposta aprovada trata da Consolidação da Rede Internacional de Pesquisa

A Universidade Estadual de Montes Claros, por meio dos programas de pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) e o programa de pós-graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram contemplados com o EDITAL 16/2023 do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento da CAPES.

O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento, através da Mobilidade Docente e Discente Internacional, destina-se à formação e capacitação de estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades, com elevada qualificação em universidades, instituições de educação profissional e tecnológica e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, de excelência, conforme dispõe a Portaria MEC nº 1.191, de 27 de junho de 2023.


A proposta aprovada trata da Consolidação da Rede Internacional de Pesquisa: Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável cujo objetivo é promover a formação acadêmica de negros e indígenas, através de ações de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação de Universidades Brasileiras em parceria com duas Universidades Portuguesas: o Instituto Superior Técnico de Lisboa e Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) por meio de projetos interdisciplinares.
O cronograma da proposta aprovada prevê o intercâmbio internacional nos anos de 2024, 2025, 2026 e 2027.
São previstas Missões de Estudo no exterior para 14 pós-graduandos distribuídas como bolsas de Mestrado Sanduíche (de 6 até 10 meses) e bolsas de Doutorado Sanduíche (de 6 até 10 meses) a serem distribuídas pelas três instituições brasileiras em cada ano de vigência da proposta. São previstas também Missões de Trabalho para equipe de professores que compõem a proposta.
Os benefícios previstos aos bolsistas deste Programa, conforme Portaria CAPES nº 01, de 03 de janeiro de 2020, ou Portarias subsequentes, são:
I – mensalidade; II – auxílio deslocamento; III – auxílio instalação; IV – auxílio seguro-saúde; e V – adicional localidade, quando for o caso.

Instituição Principal: Universidade Federal da Bahia – UFBA (coordenadora: profa. Dra. Climene Laura de Camargo).
Instituições Associadas: Universidade Estadual de Maringá (UEM) (professor Carlos Tamanini), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) (professora Cristina Andrade Sampaio – PPGCS, professora Ana Paula Glinfskoi Thé e professora Mônica Maria Teixeira Amorim – PPGDS)
Instituições Associadas estrangeiras: Instituto Superior Técnico de Lisboa (professora Maria da Glória de Almeida Gomes).

Previous Professor do Curso de Direito da Unimontes tem trabalhos sobre vacina contra a COVID-19 publicados em revistas científicas
Next Resplendor, no leste de Minas Gerais, adota a 1ª moeda pública local do Brasil

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *