Prefeitura fará diagnóstico da zona rural para criação de projetos


A Prefeitura de Mirabela vai fazer o levantamento das principais demandas da agropecuária a partir de um diagnóstico produzido junto às associações rurais.

O anúncio foi feito pelo Prefeito Luciano Rabelo, durante a reunião do Conselho Promove Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município.
Para ele, a intenção é investir realmente no que for preciso, mas sempre com a participação popular.

“Queremos criar um documento real de trabalho, parar com doação exacerbada de canos e caixas, pois, às vezes, nem são utilizados. Já encontrei canos em galhos de árvores, sem utilidade. Implantamos a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente para dar suporte a agricultura, criamos instrumento de incentivo para o homem do campo. Agora, queremos consolidar o nosso projeto, mas que ele seja participativo, com aval de toda comunidade. Vamos criar projetos que gerem emprego e renda a partir de projetos bem elaborados”, destacou Luciano.

Ele disse que Jorge da Emater, vice-prefeito, ficará à frente do Projeto e terá o suporte da Secretaria para elaborar o documento geral e, posteriormente, criar ações e projetos para o desenvolvimento da área rural de Mirabela.

“Pela primeira na história há um investimento desta maneira na agropecuária de Mirabela. Agora estamos na fase de fortalecimento e nós temos potencial para avançar cada vez mais”, falou o vice-prefeito.

Legalização
Luciano chamou a atenção dos presidentes das associações presentes para um problema enfrentado.

“Para conveniarmos com as associações, elas devem estar legalizadas. Pedimos os presidentes que façam isso quanto antes para que ao final da construção do diagnóstico, as associações possam receber recursos para executar as propostas, por exemplo. Eu acredito que foi devido a pandemia que houve esse afastamento, mas esperamos que tão breve haja uma solução”, falou.

Energia
Um dos gargalos do Município está relacionado a energia. Para solucionar o problema, a Prefeitura irá adquirir kits de energia solar para equipar as associações.

“O investimento unitário deve chegar a R$ 30 mil com o insumos para a geração de energias e também as bombas. Para esse investimento, já houve a licitação, embora não consigamos atender a todas de uma só vez, vamos iniciar pelas instituições já regularizadas”, explicou Fernando Rabelo, gerente de obras e serviços.

Prestigio
A reunião contou com a participação da Secretária de Agropecuária, Joana Irene, de Alex Pansa, técnico da Pasta e do engenheiro agrônomo Emerson Nascimento; dos vereadores Igor Adriel e Vilson Rapadura; das associações; e do sindicato.

“Legítimo demais esse projeto de construção de diagnóstico popular. Somente assim podemos propor soluções eficientes e reais. Estamos esperançosos em desenvolver a agropecuária de Mirabela”, disse Joana Irene, que acrescentou que desde que assumiu a Secretaria, diversas associações já foram regularizadas.

Informações
Secretaria de Agropecuária de Mirabela, localizada a Rua Augusto Ribeiro, 53, Centro de Mirabela.

Previous Folia de Carnaval no Bailinho do Moc
Next Em preparação ao Módulo II do Mineiro, North EC dá início à seletivas Primeira cidade a receber seletiva é Salinas no dia 15/2

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *