Foram divulgadas as obras literárias indicadas para o Vestibular próprio 01/2025 da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Também foram anunciadas as obras indicadas para as provas (da primeira e segunda etapas) do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), que será retomado pela instituição. Na indicação das obras, a Unimontes valoriza os autores regionais.
Tino Gomes ressalta que o documentário também representa uma homenagem ao saudoso compositor Georgino Junior (falecido em 13 de outubro de 2018), que foi seu grande parceiro na música “Montesclareou”. A composição aborda o sincretismo religioso, a devoção, a alegria e o encanto dos catopês nas Festas de Agosto, enaltecendo o Mestre Zanza (João Pimenta dos Santos). Ele faleceu em 25 de outubro de 2021, depois de comandar os grupos de catopês, marujos e cabloclinhos (astros da manifestação folclórica) por mais de seis décadas.
“Maria Dusá- livro baseou novela Indicado para segunda etapa do PAES/Unimontes, o “Maria Dusá”, de Lindolfo Rocha, baseou a novela “Maria, Maria”, adaptada por Manoel Carlos, que foi levada ao ar pela Rede Globo em 1978, tendo como protagonista a atriz Nívea Maria. Intelectual autodidata, Lindolfo Rocha estudou inglês, francês e latim. O escritor também graduou-se em Direito.
No Comment