A qualidade do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ganhou destaque na Avaliação Quadrienal 2021/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), divulgada segunda-feira (12/01). O PPGCS/Unimontes recebeu a maior nota possível de ser alcançada por um programa de pós-graduação, ou seja, a nota 7 (que representa a excelência de mestrados e doutorados internacionais). O estado de Minas Gerais possuía 35 PPG com nota 7. A UNIMONTES se junta a este grupo, sendo o primeiro PPG estadual a ter este conceito.
A Capes/MEC é responsável pela aprovação, fiscalização e avaliação dos cursos de mestrado e doutorado no Brasil. A Avaliação Quadrienal constitui o principal instrumento de acompanhamento e garantia da qualidade dos programas de pós-graduação Stricto sensu no Brasil. A avaliação analisa de forma integrada a proposta do programa, o corpo docente, com destaque para a produção intelectual, a formação de mestres e doutores, a inserção social e o grau de internacionalização.
Os resultados obtidos orientam o reconhecimento e a permanência dos cursos no Sistema Nacional de Pós-Graduação, além de subsidiar políticas de fomento, concessão de bolsas e planejamento institucional, contribuindo para o aprimoramento contínuo da pós-graduação brasileira.
A evolução do PPGCS ao longo do tempo revelou um crescimento sustentado e consistente. O Mestrado, que iniciou sua trajetória com conceito 3, avançou gradualmente para as notas 4, 5 e 6. O doutorado, implantado posteriormente, acompanhou esse mesmo movimento de consolidação e qualificação, refletindo o amadurecimento acadêmico do Programa até alcançar, neste quadriênio, o mais alto nível de excelência da pós-graduação brasileira.
A Unimontes destaca o esforço e dedicação do corpo docente do PPGCS, assim como dos pós-graduandos, egressos e colaboradores que se entregam de forma plena para o presente resultado. O fortalecimento da pós-graduação constitui um compromisso firmado pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com sua equipe da gestão superior, com o apoio substancial do Governo do Estado de Minas Gerais, também representado pela Fundação de Amparo à Pesquisa em Minas Gerais (FAPEMIG), parceira dos Programas de Pós-graduação da Universidade, assim como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e demais órgãos de financiamento à pesquisa.
A coordenadora do PPGCS, Professora Cristina Sampaio afirmou que, “a conquista da nota máxima é fruto de um trabalho coletivo construído ao longo de duas décadas, marcado pelo fortalecimento contínuo da pesquisa, pela formação qualificada de mestres e doutores, pela produção científica de excelência, pela inserção social comprometida com as demandas do território e pela ampliação consistente das ações de internacionalização. Esse reconhecimento sustenta o protagonismo do PPGCS e da Unimontes no cenário nacional e internacional da ciência e da formação em saúde, consolidando uma trajetória pautada na excelência acadêmica e na responsabilidade social”. O PPGCS já formou 231 mestres e 194 doutores, além de uma centena de estudantes de iniciação científica foram orientados por docentes do Programa, assim como mais de 20 supervisões de Pós-doutorado foram realizadas. Neste período de duas décadas de funcionamento, professores do PPG receberam diversas premiações e menções honrosas no país e no exterior. Estabeleceram colaborações nacionais e internacionais, além da construção de Redes e Consórcios de Pesquisa em diferentes vertentes. O PPGCS possui 15 docentes, pesquisadores bolsistas em produtividades em pesquisa do CNPq.
No Comment