A iniciativa, que será realizada nas quadras 1 e 2 do campus-sede, faz parte das atividades acadêmicas da disciplina, sob a coordenação do professor Wellington Danilo Soares. O acesso é livre. A solenidade de abertura está prevista para as 8h.
Objetivo
O objetivo é promover a integração entre os estudantes das escolas públicas de Montes Claros, incentivar a prática esportiva e estimular valores fundamentais, como respeito, disciplina, cooperação e trabalho em equipe. Além disso, o evento visa fortalecer a aproximação entre a Unimontes e a comunidade escolar.
A realização da I Copa do Mundo Escolar de Futsal Unimontes conta com o apoio de patrocinadores e parceiros locais, que contribuem para o desenvolvimento das atividades e para o fortalecimento do esporte escolar na cidade.
Mais do que uma competição, destacam os organizadores, a meta é proporcionar uma experiência educativa, social e esportiva aos participantes, com o objetivo de promover inclusão, convivência e aprendizado por meio do esporte.
Preocupação
A baixa prática de atividades físicas entre crianças e adolescentes tem se tornado uma preocupação crescente. De acordo com a World Health Organization (WHO, 2022), ressaltam os acadêmicos de Educação Física, a inatividade física está diretamente associada ao aumento de problemas de saúde, como a obesidade infantil e outras doenças crônicas.
A obesidade infantil tem apresentado aumento expressivo nos últimos anos, tanto no Brasil quanto no mundo. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (2025) destaca que cerca de uma em cada cinco crianças e adolescentes está acima do peso.
No contexto brasileiro, a situação também é preocupante. De acordo com o Ministério da Saúde (Brasil, 2023), milhões de crianças e adolescentes apresentam excesso de peso no país, indicando a necessidade de ações voltadas à promoção da saúde e à prevenção da obesidade.
Além disso, fatores como o sedentarismo e o uso excessivo de tecnologias têm contribuído significativamente para esse aumento. Segundo a WHO (2022), grande parte dos adolescentes não atinge os níveis recomendados de atividade física, o que reforça a relação entre inatividade física e ganho de peso.
Diante desse cenário, torna-se fundamental incentivar a prática de atividades físicas desde a infância. Até porque, conforme a World Obesity Federation (2024), a tendência é de crescimento contínuo dos índices de sobrepeso e obesidade entre crianças e adolescentes.
Os acadêmicos citam Renan Nascimento de Figueiredo Matos, autor do livro Futsal escolar como ferramenta no estímulo do desenvolvimento cognitivo e social na terceira infância, que ressalta que o futsal está amplamente inserido no contexto escolar e social brasileiro. Trata-se de uma modalidade capaz de promover benefícios físicos, cognitivos e sociais aos praticantes, independentemente de gênero, idade ou nível de habilidade.
No Comment