Unimontes Promove Seminário de Economia Criativa e Turismo em Botumirim:


Resultados e Perspectivas para o Norte de Minas

O Núcleo de Pesquisa em Economia Criativa e Inovação da Unimontes realizou, nos dias 07 e 08 de março, na Câmara Municipal de Botumirim, o “Seminário de Economia Criativa e Turismo: Resultados de Pesquisa em Botumirim-MG”. A atividade compõe a etapa final do projeto “Economia Criativa, Vulnerabilidades de Negócios e Governança de Políticas Públicas para o Turismo: Uma pesquisa-ação no Norte de Minas Gerais”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais- Fapemig (APQ 03195-22) e coordenado pelo Prof. Dr. Pablo Peron de Paula.

No primeiro dia de evento, as atividades foram iniciadas com a palestra “Economia Criativa, Placemaking e Distritos Criativos: proposições para municípios turísticos” ministrada pelo Prof. Dr. Elias José Mediotte. Além disso, foram entregues o mapeamento das atividades de economia criativa da região, que incluem artesanato, gastronomia e turismo, os mapas de rotas turísticas e relatórios técnicos para auxílio da formulação de políticas públicas para o município. No segundo dia, foi realizada uma oficina para utilização do My Maps para a constante atualização de pontos e rotas turísticas ministrada pela bolsista Laís Murta Alves Maia.

O evento contou com o apoio da FAPEMIG, da Cátedra da Unesco para Economia Criativa e Políticas Públicas e da Prefeitura Municipal de Botumirim. A devolução dos resultados desta pesquisa marca o início de ações que buscam impulsionar o potencial turístico e cultural de Botumirim, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização das tradições locais.

Para Wilson Ferreira Santos, que atua como Guia Turístico em Botumirim, “uma das partes mais emocionantes foi a apresentação do mapa de rotas turísticas. Esse mapa não só destaca os pontos turísticos que já conhecemos, mas também revela novas oportunidades para explorar e valorizar o que temos de melhor. É uma ferramenta essencial para atrair visitantes e fomentar a economia local. Além disso, discutimos proposições para auxiliar na formulação de políticas públicas. Isso é fundamental! Políticas bem estruturadas podem garantir que a economia criativa e o turismo prosperem, beneficiando toda a comunidade. Estamos muito satisfeitos com o recebimento desse projeto, que será de grande valia para o nosso município. Ele abre portas para o desenvolvimento sustentável e a valorização das nossas tradições. E não parou por aí: tivemos a oportunidade de apresentar nosso projeto para a criação de um centro de atendimento ao turista. Essa iniciativa visa proporcionar uma experiência ainda mais rica para quem visita nossa região”, conclui Wilson.

Previous  Unimontes conta com 95 calouros aptos para serem beneficiados no Programa Pé de Meia Licenciaturas
Next Liga de Farmacologia e Terapêutica da Unimontes abre seleção para alunos da universidade e de outras instituições  

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *