“Foi um momento marcante para nossa universidade. Pela primeira vez, promovemos uma discussão aprofundada sobre Biologia Sintética, uma área que representa a fronteira do conhecimento na biotecnologia e que está transformando a forma como interagimos com os sistemas vivos. Nossos alunos puderam ter contato direto com conceitos de ponta e com um pesquisador de referência nacional na área”, ressaltou.





“A Biologia Sintética é uma das áreas mais excitantes da ciência atual. Aplicamos conceitos da engenharia biológica para criar formas de vida com funções específicas, seja na produção de fármacos, de combustíveis ou em processos de biorremediação. Em essência, é modificar a vida com os recursos que temos hoje, ampliando suas capacidades”, explicou o palestrante.
Com extensa trajetória na pesquisa e desenvolvimento em Biotecnologia, Fernando Araripe é diretor do Centro de Biotecnologia Molecular (C-BIOTECH) da UnB e coordenador do INCT-Biotecnologia Industrial, com atuação destacada em projetos voltados à produção de moléculas de interesse biotecnológico, como biofármacos e enzimas industriais. O evento reforça o compromisso da Unimontes em discutir temas estratégicos para a inovação científica e tecnológica.
Fotos: Neto Macedo
No Comment