Unimontes marca presença em anúncio da Novo Nordisk, maior investimento privado em indústria farmacêutica no Brasil  


Visita técnica na Novo durante a disciplina de Boas Práticas de Fabricação.
Visita técnica na Novo durante a disciplina de Boas Práticas de Fabricação.
  • Universidade ministra especialização em parceria com empresa

 

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Wagner de Paulo Santiago, participou, na manhã de segunda-feira (7/4), da cerimônia do anúncio da expansão da fábrica da empresa Novo Nordisk em Montes Claros, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com o CEO Global da companhia, Lars Fruergaard Jørgensen.  O investimento previsto é de R$ 6,4 bilhões. Trata-se do maior investimento da história feito por uma empresa privada do setor farmacêutico no Brasil.

O presidente Lula esteve acompanhado do vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; além dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania), Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Luiz Marinho (Trabalho). Também estiveram presentes o senador Rodrigo Pacheco, o prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, parlamentares, autoridades, empresários e convidados.

A cerimônia teve como convidada a embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pedersen. Entre os executivos da Novo Nordisk, marcou presença o vice-presidente corporativo da fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros, Reinaldo Costa.

As obras de construção já começaram e as operações estão previstas para começar em 2028.  De acordo com a Novo Nordisk, serão gerados mais 600 empregos diretos. Durante a fase de construção, até 2.000 empregados externos trabalharão no local.

 Encontro realizado no auditório do CCBS na disciplina Gestão da Qualidade.
Encontro realizado no auditório do CCBS na disciplina Gestão da Qualidade.
Neto Macedo/ Ascom Unimontes.
Neto Macedo/ Ascom Unimontes.
Neto Macedo/ Ascom Unimontes.
Neto Macedo/ Ascom Unimontes.
Neto Macedo/ Ascom Unimontes.
Neto Macedo/ Ascom Unimontes.

Ainda de acordo com a companhia, a expansão irá aumentar significativamente a capacidade da unidade com a adição de novos processos de produção asséptica, um almoxarifado e um novo laboratório de controle de qualidade. A unidade atenderá a diversos formatos de produtos, incluindo produtos GLP-1, e contará com tecnologia avançada e preparada para o futuro.

“Este anúncio é um marco histórico para a Novo Nordisk no Brasil e destaca o nosso compromisso inabalável com a inovação e a excelência no país, à medida que continuamos a investir nesta unidade de produção estratégica”, destacou Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da fábrica da Novo Nordisk em Montes Claros.

Para o reitor Wagner Santiago, o anúncio reforça a importância estratégica da região como pólo farmacêutico e evidencia o papel da Unimontes na formação de profissionais qualificados. “A Unimontes e a Novo Nordisk já mantêm uma parceria sólida em programas de pós-graduação. Este ano, lançamos o curso de Farmácia, com 70 vagas anuais, justamente para atender à crescente demanda do setor e ampliar o acesso ao ensino superior. Estamos comprometidos com a formação de recursos humanos que contribuam com o desenvolvimento regional e com a geração de novas oportunidades”, destacou.

 

Curso Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica

A Unimontes, em parceria com a Novo Nordisk, ministra o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Boas Práticas de Fabricação Farmacêutica (BPF): Ênfase em Validação e Gestão da Qualidade”, cujas atividades foram iniciadas no primeiro semestre de 2024. A iniciativa foi viabilizada com a interveniência da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Oferecido gratuitamente, o curso é voltado para graduados nas áreas de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Exatas (Engenharias) e afins que busquem aprofundar o conhecimento, formação científica e tecnológica nessas áreas.

A Pós-Graduação “Boas Práticas de Fabricação (BPF): Ênfase em Gestão da Qualidade e Validação” é coordenada pela professora Alessandra Rejane Ericsson de Oliveira Xavier, do Departamento de Fisiopatologia da Unimontes, doutora em Biologia Molecular pelas Universidade de Brasília (UnB).

“O curso de pós-graduação Lato Sensu “Boas Práticas de Fabricação (BPF): Ênfase em Gestão da Qualidade e Validação” caminha para a sua conclusão em setembro de 2025. Estarão disponíveis ao mercado de trabalho farmacêutico 27 novos especialistas em BFP notoriamente treinados na teoria e na prática com expertises da Unimontes e da Novo Nordisk”, informa a professora Alessandra Ericsson Xavier.

Ela informa que as aulas do curso acontecem na Unimontes e na Novo Nordisk com visitas técnicas guiadas por profissionais de ambas as instituições. Como uma atividade da atual etapa da especialização, nos dias 28 e 29 de março, foi ministrada disciplina Gestão da Qualidade no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), do prédio 6 do campus-sede da Universidade.

Previous Unimontes lança Edital para Orientador de Iniciação Científica. Inscrições vão até 22 de abril - São 50 bolsas Bic-Júnior
Next Credinor recebe equipe técnica e jogadores do North Esporte Clube

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *