O curso é o 23º mestrado da Unimontes, que também oferece 10 doutorados. O pró-reitor de Pós-Graduação da universidade, professor Marlon Cristian Toledo Pereira, destaca que a iniciativa “representa um marco significativo para a qualificação profissional e o avanço da pesquisa na área da saúde”, pois “fortalece a produção científica e a formação de enfermeiros capacitados para atuar no ensino, na gestão e na assistência com base em evidências”.
Ele explica que o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem terá “abordagem interdisciplinar e foco nas necessidades regionais”, o que contribui para a melhoria dos serviços de saúde e o desenvolvimento da Enfermagem nesta área do Estado e no Brasil. “O sucesso do programa reflete o compromisso da Unimontes com a excelência acadêmica e a inovação na formação de profissionais da saúde”, sintetiza o professor.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), aprovou o Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da Unimontes em 2024. A homologação, que autoriza o efetivo funcionamento do PPGenf, aconteceu no mês de fevereiro deste ano.
O professor Marlon Pereira esclarece que o conceito-base dado pela Capes a todo mestrado” recém-aprovado “geralmente” é C, que equivale à nota 3. Segundo ele, “só após o ciclo de quatro anos é que há novas avaliações e possibilidade de melhoria de conceito”.
O Coordenador do PPGenf, professor Diego Dias de Araújo, destaca que “a Enfermagem é uma profissão essencial é considerada nuclear na estrutura das profissões de saúde, estando em constante ampliação do seu escopo, tanto no cenário nacional quanto no contexto internacional”. A profissão, complementa, segue presente “em todas as estruturas organizacionais do sistema de saúde brasileiro, além de atuar em atividades de gestão, coordenação, gerenciamento e pesquisa”.
Inscrições
As inscrições para o Mestrado em Enfermagem ocorrerão entre os dias 18 de março e 19 de maio, exclusivamente pela internet. São oferecidas 13 vagas, das quais cinco destinadas à reserva de vagas para negros (três), indígenas (uma) e pessoas com necessidades especiais (uma). Para participar do processo seletivo, que não possui taxa de inscrição, sendo gratuito, o interessado deve ter concluído a graduação em curso de Enfermagem reconhecido pelo Ministério da Educação (Mec). Destacam-se, como linhas de pesquisa, “Saúde Coletiva e Enfermagem” e “Cuidar em Saúde e Enfermagem: teorias, métodos e tecnologias”.
Os documentos exigidos no Edital (https://unimontes.br/wp-
A documentação deverá ser enviada em um único arquivo, convertido para formato PDF e renomeado para Processo Seletivo PPGEnf 2025 – Nome completo do(a) candidato(a). O candidato receberá, por e-mail, a confirmação de recebimento da inscrição.
Processo seletivo
O processo seletivo será realizado em três etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório: avaliação do Currículo Lattes (resultado no dia 02/06); prova escrita, com duração de três horas, prevista para o dia 16 de junho, em horário e local a serem divulgados no dia 13 de junho (resultado no dia 30/06); e projeto de pesquisa, cujo resultado será divulgado junto com o resultado final, previsto para o dia 04 de julho de 2025, antes de eventual interposição de recursos, e dia 14 de julho, após recursos. Os resultados de cada etapa, bem como o resultado final, serão publicados no sítio eletrônico: https://unimontes.br até as 18 horas da data especificada.
As aulas do Mestrado em Enfermagem começam em agosto de 2025. A duração do curso é de dois anos.
No Comment